ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

CR7 chega aos 30 em alta e como "marca mais importante" do futebol

Sucesso de marketing e cuidadoso com o físico, craque luso comemora aniversário nesta quinta-feira, contando com previsão otimista para a continuidade da carreira

Data: Quinta-feira, 05/02/2015 00:00
Fonte: Por Jorge Natan/ Globo Esporte

 

INFO - Aniversário 30 anos cristiano ronaldo (Foto: Editoria de Arte)

A casa dos 30, a que aposenta a esmagadora maioria dos jogadores de futebol, chegou para o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo comemora mais um aniversário nesta quinta-feira e fica diante da temida e inevitável virada de chave onde a forma física e o cansaço, teoricamente, começam a pesar contra o talento - por mais que seja difícil imaginar essa situação para o astro do Real Madrid. Mas há alento para os fãs: o luso completa seus 30 anos na contramão de muitos, ostentando as duas últimas Bolas de Ouro e com alta em seu valor de mercado. 


Segundo estudo, Cristiano Ronaldo tem valor de mercado de R$ 383 mi

Na opinião do nada imparcial Jorge Mendes, seu empresário, Cristiano vale nada menos do que 1 bilhão de libras (R$ 4,1 bilhões), mas um valor viável para contratar o camisa 7 seria de 300 milhões de libras (R$ 1,2 bilhão). O CIES Football Observatory afirma, em relatório divulgado em junho de 2014, que o luso tem valor de mercado de até € 122,9 milhões (R$ 383 milhões), sendo o segundo jogador mais caro do mundo, atrás - com certa distância - apenas de Lionel Messi (€ 232,6 milhões ou R$ 724,9 milhões). CR7, desta forma, se valorizou com relação à lista de 2013, em que aparecia com valor de € 118,7 milhões (R$ 369,5 milhões).


Entre os diversos critérios utilizados para medir este valor de mercado - como capacidade técnica, condição física, títulos e potencial de retorno em marketing - a idade tem grande importância: quanto mais velho o jogador, menos tempo ele atuará em alto nível e menor será a chance de revendê-lo. Mas chegar aos 30 anos acabou se dissipando no conjunto de quem se tornou o maior artilheiro de uma edição da Liga dos Campeões e foi fundamental para o sonhado décimo título europeu de um dos maiores clubes do mundo.


cristiano ronaldo bola de ouro (Foto: Getty Images)Luso é o vencedor das duas últimas Bolas de Ouro (Foto: Getty Images)

A MARCA DAS MARCAS


Mas não é só o valor esportivo de Cristiano que envolve cifras milionárias. O luso chega aos 30 anos como um dos grandes astros do mercado publicitário do futebol e com potencial de marketing que gera frutos para si e para o Real Madrid. Além dos compromissos publicitários do clube, que envolvem todos os atletas do elenco e têm ele como vitrine principal, CR7 gera dinheiro com produtos dos mais variados tipos e faz lembrar um galã merengue aposentado em 2013.


cristiano ronaldo cuecas (Foto: Reprodução / Facebook)
Empresário e modelo: CR7 gera cifras com publicidade (Foto: Reprodução / Facebook)

- O Cristiano é o Beckham da atualidade, é um jogador que conseguiu construir receitas para um clube como nenhum outro. Pegue o gráfico da receita do Real Madrid e veja o impacto do Beckham e do Cristiano Ronaldo. A diferença é que dentro de campo o Cristiano é muito melhor. Para se ter uma noção, ele tem mais fãs nas redes sociais do que o Real Madrid. Ele é tudo que um clube precisa: um grande jogador, decisivo, e que traz toda essa questão do marketing. E, claro, associado ao Real Madrid ele cresceu. NoManchester United era um grande nome, mas se consolidou como maior nome da atualidade junto com o Messi por jogar no clube - opinou Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva.


Além de um milionário contrato de exclusividade com o fornecedor de material esportivo da seleção portuguesa - rival do patrocinador do Real Madrid -, Cristiano Ronaldo tem acordo para anúncios constantes de uma marca de xampus para homens, um banco português, uma produtora de cosméticos e artigos de alimentos naturais, uma marca de ternos e uma famosa grife de relógios de luxo. Isso sem contar comerciais esporádicos em mercados alternativos, como o de um estranho acessório para ginástica facial, no Japão, e a linha de produtos próprios, como cuecas, meias, tênis e camisas sociais.


- Ele é a marca mais importante hoje em dia. O Messi não tem tanto esse apelo de marketing, a força dos milhões e milhões de euros. Ele é o bonitão, é quem faz as marcas faturar ao anunciar os produtos como um modelo mesmo. Não existe igual. Depois que parar, ele pode ser o Michael Jordan do futebol - completou Somoggi.


"MUITA LENHA PARA QUEIMAR"


Em muitos de seus comerciais, Cristiano Ronaldo exibe os músculos cultivados à custa de intenso treinamento desde os tempos das categorias de base do Sporting Lisboa. Visto como obcecado pelo apuramento físico pelos companheiros, CR7 sempre é envolvido em relatos de trabalhos solitários após os treinos e uma vida regrada, sem vícios, como cigarro ou álcool, e sem as polêmicas noitadas de alguns boleiros. São fatores que permitem que, aos 30 anos, o português tenha um estilo de jogo onde arrancadas são fundamentais, sem medo de que a curva descendente bata à porta em breve.


Cristiano Ronaldo estatua Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Aos 30 anos, Cristiano já tem uma estátua na
Ilha da Madeira, sua terra natal (Foto: EFE)

- As pessoas dizem que 30 anos é um divisor de águas, mas na verdade não é bem assim. Temos um exemplo como o Zé Roberto, aos 40, e muitos outros. E o Cristiano tem um detalhe importante: ele é um atleta em potencial. Você vê pelo físico que ele é constantemente submetido a treinamento de força, ganho muscular, força rápida, força de potência. Vejo os movimentos de jogo dele e vejo que ele está no auge da vida física. Tudo isso porque ele se cuida fisicamente como ninguém. Ele é obcecado pelo treinamento, procura treinar antes e depois do jogos. Dizem que é vaidade, mas isso é apurar o físico - avaliou Antônio Mello, preparador físico que já trabalhou no Real Madrid e hoje está no Flamengo.


Embora questionado constantemente de quando e onde vai se aposentar, Cristiano Ronaldo evita projeções, enquanto seu empresário arrisca os "38 ou 39 anos". Independentemente de seguir no Real Madrid, retornar ao Manchester United ou Sporting Lisboa ou se aventurar na MLS, Cristiano ainda tem vida longa nos gramados, para Antônio Mello.



- Precisar um prazo é muito difícil, pois ele é um ser humano, que tem as regras normais do corpo com a idade: perda de velocidade, perda da força. Mas como ele está neste momento, sei que ele ainda tem muita lenha para queimar - disse.