ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Após 30 anos de Globo, Xuxa fecha com a Record

As cláusulas do contrato foram acertadas anteontem entre a direção da Record, Xuxa e seus advogados. A assinatura deve ocorrer na próxima semana

Data: Quarta-feira, 04/02/2015 00:00
Fonte: Agora MS

Xuxa deverá ter dois programas na Record – Divulgação


A apresentadora Xuxa Meneghel, 51 anos, decidiu fechar contrato com a Record. Ela vinha negociando um contrato com a direção da emissora havia pelo menos um ano desde que foi afastada do vídeo na Globo. O colunista Flávio Ricco apontou que as conversas estavam adiantadas em novembro do ano passado.


As cláusulas do contrato foram acertadas anteontem entre a direção da Record, Xuxa (diretamente de Miami, nos Estados Unidos) e seus advogados. A assinatura deve ocorrer na próxima semana. É a segunda grande contratação da Record nos últimos anos. Em 2009, a emissora também contratou Gugu Liberato.


Conforme a coluna Ooops! do portal Uol, antecipou, o contrato de Xuxa na Globo tinha validade até 2017, mas continha várias liberdades, como o não pagamento de multa em caso de rescisão de uma parte ou de outra. O contrato tem duração de três anos.


Não foram revelados valores da negociação, mas certamente está entre as mais caras contratações da história da TV brasileira. Especula-se que Xuxa vá receber R$ 1 milhão de salário e mais participação em merchandisings e faturamento comercial de seus programas.


Só o novo salário seria ao menos cinco vezes o que Xuxa supostamente recebia na Globo, cerca de R$ 200 mil (fora do ar). Na Record, Xuxa deve ter dois programas. Um diário, provavelmente exibido nas noites, e outro semanal.


Trata-se da maior contratação também da gestão de Marcelo Silva, que substitui Honorilton Gonçalves na vice-presidência artística da casa.


Para fechar contrato, Xuxa teve de esquecer o passado. Ela já acionou judicialmente a Igreja Universal (e venceu) porque um veículo da igreja a chamou de “satanista”.


Na Globo, Xuxa estava na “geladeira” havia mais de um ano. A emissora dos Marinho, aparentemente, não tinha mais espaço para ela, que foi uma das principais e mais rentáveis estrelas da casa por quase 30 anos.


Depois que soube que a Record estava interessada em seu passe, a Globo até teria reiniciado conversas com a apresentadora, mas a falta absoluta de espaço em sua grade de programação fez com que as novas tratativas fracassassem.


Recomeço

A Record aposta que Xuxa, sua mais nova contratação, será “reiventada” na emissora. A ideia não é acabar com a imagem de rainha dos baixinhos, mas transformá-la também numa apresentadora de toda a família.


A emissora acredita que pode reinventá-la como apresentadora, assim como fez com Rodrigo Faro, Marcos Mion e Sabrina Sato, três personalidades que eram subaproveitadas em outras emissoras e hoje se tornaram estrelas nacionais com bom Ibope e ótimo faturamento.


Um dos programas de Xuxa na Record deverá misturar entretenimento, reportagens de comportamento (externas) e muitas entrevistas. O segundo programa ainda é uma incógnita e só deverá se tornar realidade no próximo ano.


Ainda não há certeza se a primeira atração será diária, mas já está decidido que será gravada no Rio, nos estúdios Rec9.


A contratação também significa que a Record terá de reforçar sua equipe no Rio de Janeiro, especialmente na área de produção que hoje é pequena.


É provável que vários colaboradores de Xuxa na Globo, que foram demitidos no ano passado, sigam agora a apresentadora em sua nova casa.