ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Com 23 votos, deputado Guilherme Maluf é eleito presidente da ALMT

Deputado do PSDB está no terceiro mandato consecutivo no Legislativo. Parlamentares foram empossados em cerimônia na manhã deste domingo.

Data: Domingo, 01/02/2015 00:00
Fonte: Renê Dióz Do G1 MT
 

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) foi eleito neste domingo (1) como o novo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O parlamentar recebeu 23 dos 24 votos no parlamento estadual. Médico e empresário, Maluf está em seu quarto mandato como deputado e no terceiro consecutivo na ALMT. Ele deverá presidir o Poder Legislativo estadual no biênio 2015/2017. A primeira sessão está marcada para as 9h desta segunda-feira (2).


Além de Maluf, devem integrar a Mesa Diretora da Casa os deputados Eduardo Botelho (PSB), como primeiro vice-presidente, Pedro Satélite (PSD), como segundo vice-presidente, Nininho (PR), como primeiro secretário, Wagner Ramos (PR), como segundo secretário, Max Russi (PSB), como terceiro secretário, e Baiano Filho (PMDB), como quarto secretário.


Realizada com votos em cédula de papel no Plenário das Deliberações da ALMT, a eleição da Mesa Diretora contou com uma chapa somente. Com apenas uma chapa se candidatando, a votação consistiu em pergunta de “Sim ou Não” – se os parlamentares aprovavam ou não a única chapa apresentada. Dos 24 votos possíveis, 23 foram “Sim” e apenas um foi em branco.


O deputado Romoaldo Júnior (PMDB), à esquerda, entregou a presidência da ALMT ao deputado Guilherme Maluf (PSDB), à direita. (Foto: Renê Dióz / G1)O deputado Romoaldo Júnior (PMDB), à esquerda, entregou a presidência da ALMT ao deputado Guilherme Maluf (PSDB), à direita. (Foto: Renê Dióz / G1)

 

Posse
A votação foi precedida pela cerimônia de posse dos deputados estaduais da 18ª legislatura. A cerimônia foi celebrada no Teatro Cerrado – Zulmira Canavarros, anexo à sede da ALMT. Eleito em outubro de 2014, o grupo de 24 deputados empossados tem mais de 45% de renovação, com 11 parlamentares novos e 13 que já vinham atuando no Poder Legislativo.


A cerimônia de posse dos deputados foi aberta ao público em geral, que lotou o saguão e as demais instalações do Teatro Zulmira Canavarros na manhã deste domingo. O ato contou também com a presença de representantes dos demais poderes, Executivo e Judiciário, com a participação do governador Pedro Taques (PDT), do novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Paulo da Cunha, e do desembargador Orlando Perri, que deve entregar a presidência do TJMT esta semana.


Votação da Mesa Diretora da ALMT foi precedida por cerimônia de posse dos deputados, com presença do governador Pedro Taques (PDT) e de autoridades dos demais poderes, como do desembargador Orlando Perri. (Foto: Renê Dióz / G1)Cerimônia de posse dos deputados teve presença do governador Pedro Taques (PDT) e de autoridades dos demais poderes, como o desembargador Orlando Perri.(Foto: Renê Dióz/G1)

Após a entrega das declarações de bens, os parlamentares foram convocados para fazer os juramentos e serem oficialmente empossados, inclusive o deputado Gilmar Fabris (PSD), que assumiu a vaga de Walter Rabello (PSD) – eleito em outubro, mas que morreu antes da diplomação na Justiça Eleitoral.


A cerimônia foi conduzida pelo então presidente da ALMT, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que, em nome dos demais parlamentares, reforçou o compromisso do Poder Legislativo em auxiliar o Poder Executivo a realizar mudanças no estado, discurso que encerrou a solenidade no teatro.


Mesa Diretora foi eleita neste domingo para o biênio 2015/2017. (Foto: Renê Dióz / G1)
Mesa Diretora foi eleita neste domingo para o
biênio 2015/2017. (Foto: Renê Dióz / G1)

Mesa Diretora
No Plenário das Deliberações Renê Barbour, na sede da ALMT, os deputados se reuniram em sessão para votar os nomes da Mesa Diretora para o próximo biênio.


Antes da votação, parte dos deputados subiu à tribuna para discursar e repercutir as negociações em torno da votação, que gerou especulações nos últimos dias.


O primeiro foi Emanuel Pinheiro (PR), seguido por Zena Viana (PDT), Mauro Savi (PR), Zé Carlos do Pátio (SD), Gilmar Fabris (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM), Pery Taborelli (PV) e Janaína Riva (PSD). Em seus discursos, os deputados abordaram os desentendimentos nas negociações em torno da Mesa Diretora, mas pregaram a unidade, recomendando aos colegas o voto no titular da única chapa registrada, Guilherme Maluf.


O tucano, por sua vez, encerrou a sessão afirmando que, embora esteja politicamente alinhado ao governador Pedro Taques, a ALMT não atuará com subserviência ao Poder Executivo, mantendo também meta de transparência na gestão e tentativa de recuperar a credibilidade desgastada do Poder Legislativo.