ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Com apenas um terço das chuvas esperadas, Cantareira tem apenas 5,2% de volume

Data: Sábado, 24/01/2015 00:00
Fonte: Por iG São Paulo

Média histórica é de 271 mm de chuvas no mês de janeiro, até a manhã deste sábado apenas 90,8 mm caíram sobre a represa


O sistema Cantareira está com apenas 5,2% de sua capacidade de represamento. Além de enfrentar uma grave crise hídrica desde o ano passado, até este sábado (24) o sistema havia recebido apenas um terço da média de chuvas esperada para o mês de janeiro.


De acordo com o site da Sabesp (empresa responsável pelo fornecimento de água), o sistema acumulou até a manhã de hoje 90,8 mm de água. A média histórica é de 271,1 mm.

 

O nível do Cantareira é o mais baixo entre os sistemas de abastacimento do Estado mesmo com o acréscimo do primeiro volume morto em maio de 2014 e da segunda reserva em novembro do ano passado.

 

 
 Seca no reservatório do Rio Jacareí, em Joanópolis, São Paulo. Foto: Futura Press
 
 
 
 
Sistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia Stavis
 
Represa do Jaguari, na cidade de Vargem, em setembro; veja mais imagens da situação dos reservatórios do Sistema Cantareira. Foto: Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem
 
 

 

Alto Tietê e Alto Cotia receberam menos chuva

Dos sete sistemas de abastecimento do Estado, o Alto Tietê e o Alto Cotia foram os que receberam menos chuvas neste mês.


O Alto Tietê, que tem atualmente 10,4% de seu volume, recebeu apenas 62 mm de chuvas até hoje pela manhã. O valor representa apenas 24,65% da média história do mês.


No Alto Cotia, a represa está com 28,6% de sua capacidade. Sendo que até o momento, teve 70,8 mm de chuvas neste mês -- 30,5% da média histórica.


O sistema Rio Claro está com 30,6% de seu potencial de armazenamento. O Guarapiranga está com 39,4% de sua capacidade. O Rio Grande com 71,7% de sua capacidade.