ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pobres viverão melhor em 2030, dizem Bill e Melinda Gates

Data: Sexta-feira, 23/01/2015 00:00
Fonte: AFP

 

 

O casal Bill e Melinda Gates prevê que, nos próximos 15 anos, a vida dos mais pobres vai melhorar como nunca antes na História.


Criadores de uma das fundações mais poderosas do mundo, Bill e Melinda afirmam, em sua carta anual publicada nesta quinta-feira, que a tecnologia digital vai tirar milhões de pessoas da pobreza até 2030.


"Nossa grande aposta é que, nos próximos 15 anos, a vida dos pobres vai melhorar mais do que em qualquer outro momento da história mundial", declarou Melinda, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, em entrevista à AFP.


Espera-se que os avanços mais significativos aconteçam na saúde, na agricultura, nos serviços financeiros por telefonia móvel e nos usos educacionais da Internet. A Fundação Gates está investindo fortemente em todas essas áreas.


Segundo Melinda, a mortalidade infantil deve cair pela metade, e a pólio estará totalmente erradicada. Já a malária, que hoje mata mais de 600 mil pessoas todos os anos no mundo, também se terá reduzido, graças a vacinas e a um tratamento de dose única.


A África poderá esperar maior segurança alimentar até 2030, com novas sementes, afirmam os Gates.


"Sete adultos em cada dez na África são agricultores. Quando se beneficiarem de novas sementes resistentes à seca e, mesmo se o clima se modificar, seus campos serão mais produtivos", explicou Melinda Gates, acrescentando que "poderão, ao mesmo tempo, alimentar suas famílias e comercializar suas colheitas".


As transações bancárias por celulares já são uma prática amplamente adotada no Quênia, mas a Fundação Gates se esforça para desenvolver essa tecnologia em países pobres como Tanzânia, Índia, Bangladesh, Filipinas e Uganda.


Os Gates acreditam também na vitória sobre a pobreza, graças a programas educacionais on-line e a softwares projetados para ajudar professores e alunos.


Melinda disse que seu otimismo se baseia em seus anos de experiência no terreno, em viagens à África e à Ásia, e em sua convicção de que "a ciência e a tecnologia podem melhorar as coisas".


"Para Bill e para mim mesma, as estatísticas mundiais mostram que há, claramente, progresso", afirmou. "Vemos a mortalidade infantil retroceder, e basta viajar para se dar conta".


Melinda citou o exemplo da Tanzânia, para onde viajou várias vezes. Segundo ela, agora é um país "totalmente" diferente do que era há dez anos.


Presente em mais de 100 países, a Fundação aumentará seus esforços para influenciar políticos e governos. Na luta contra a pobreza, comentou, as ONGs podem mostrar o caminho, mas "apenas os governos podem trabalhar em larga escala".