ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luciane pede a redução da pauta mínima de madeira à Sefaz

Data: Quinta-feira, 24/02/2011 00:00
Fonte:

Assessoria

A deputada Luciane Bezerra, PSB, e lideranças do setor madeireiro se reuniram hoje (23.02) com o secretário de Fazenda do Estado, Edmilson Almeida, para solicitar a redução da pauta de preços mínimos da madeira no Estado.

Segundo a deputada, o setor madeireiro tem perdido competitividade no mercado estadual e nacional por que os valores de preços mínimos são muito altos se comparados aos praticados em Estados que também concentram grande produção de madeira como Rondônia e Pará. “Se um tipo de madeira aqui custa R$600 nos outros Estados custa apenas R$400. Nós temos a legislação mais severa de todos, cumprimos a risca no entanto não conseguimos crescer”, afirmou Luciane.

O diretor executivo do Cipem, Centro das Indústrias de Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso, Álvaro Leite, argumentou ainda que Mato Grosso é o único que paga taxas como o Fethab e  alíquota de classificação de madeira. “Precisamos que o Estado estabeleça uma classificação geral das espécies de madeira, pois esta identificação espécie a espécie burocratiza a venda e o trafego do produto”, revelou.

Leite informa ainda que mais de 90% da madeira comercializada dentro e fora do Estado é resultado de projetos de manejo. “Contamos com a ajuda da deputada nesta alteração da pauta pedida à Sefaz e sabemos que temos agora um representante desta classe produtiva na Assembléia”, disse.

Para Luciane a classificação de madeira em Mato Grosso tem que ser modificada. De acordo com a parlamentar muitos produtores de madeira, a maioria de Juara, chegam a perder negócios por que a madeira vendida por produtores dos Estados vizinhos é até 40% mais barata que a do Mato Grosso.

“Vamos buscar um entendimento com o Governo por meio da Sefaz e do Indea, e vamos insistir na redução da pauta e na extinção da classificação da madeira”, defendeu. Participou da reunião ainda o presidente da Associação de Produtores de Juara Voniclei Gasparin.