ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Casos de Dengue diminuem em Aripuanã, mas Secretaria de Saúde alerta para novos vírus

Data: Sábado, 17/01/2015 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS/ EDSON PRATES

  

A Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã informou que os casos de dengue no município tiveram uma considerável redução no ano passado, em comparação a 2013, mas alerta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti devem ser constantes.

 

De acordo com a Secretaria, além de novas formas do vírus da Dengue, existe ainda a ameaça do vírus da Febre Chikungunya, doença que chegou ao Brasil há pouco tempo e também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

 

A infecção pelo vírus Chikungunya provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus.

 

Portanto, é preciso que a população continue adotando medidas simples, nos próprios domicílios e arredores, que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. A orientação é para não deixar água parada, vedar os reservatórios, além de promover a limpeza de quintais e terrenos, evitando acúmulo de lixo.

 

Caso apresente sinais e sintomas das doenças, a primeira medida é procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica.

 

Leia e entenda a Febre Chikungunya:

 

A Febre do Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo Ae. aegypti e Ae. albopictus os principais vetores. O Aedes aegypti é o mesmo mosquito transmissor da dengue.


A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica. Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, cefaleia, mialgia e artralgia (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações). Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular (vermelhidão na pele). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.


Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.