ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Santos vai acionar PF para apurar declaração de pobreza de Damião

Advogado do clube aponta crime de falsidade ideológica em caso do atacante, e define linha de defesa para evitar debandada de atletas na Justiça.

Data: Sexta-feira, 16/01/2015 00:00
Fonte: Globo Esporte

 

 

O advogado que representa o Santos nas ações que jogadores do clube movem na Justiça do Trabalho alegando atraso de salários disse que pedirá à Polícia Federal apuração de suposto crime de falsidade ideológica cometido pelo atacante Leandro Damião, que anexou ao processo uma declaração de pobreza. 


O jogador, hoje emprestado ao Cruzeiro, é dono do contrato de maior valor na equipe paulista, com remuneração de R$ 650 mil. No documento revelado nesta quinta-feira pelo GloboEsporte.com, o centroavante afirma que, por não receber seus vencimentos em dia, não tem condições de pagar as custas "sem prejuízo do sustento próprio e da família".


- Nós não só vamos apontar litigância de má-fé, como vamos oficiar a Polícia Federal para apuração de crime de falsidade ideológica. Pela lei, só é pobre, na acepção da palavra, quem ganha até três salários mínimos. Ele mesmo juntou ao processo o contrato de R$ 650 mil mensais, e três páginas depois inclui um atestado de pobreza? – afirmou o advogado Marcello Vaz dos Santos, destacado para defender o clube praiano. 


Em despacho, o juiz Ítalo Menezes de Castro, da 4ª Vara do Trabalho de Santos, diz que apesar das provas juntadas ao processo pelos advogados de Damião, entende ser necessário “ouvir o reclamado antes de decidir sobre o requerimento, uma vez que ao réu cabe o ônus probatório de demonstrar a ocorrência ou não dos pagamentos e recolhimentos”. 

 

A equipe tem até segunda-feira para apresentar sua justificativa. E a linha de defesa já foi traçada, segundo Vaz dos Santos.