ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Turcos são detidos em Berlim em grande operação contra atentados

Polícia fez incursões em 11 locais do movimento islamita e prendeu dois. Apesar da detenção, não há informações de possíveis planos para ataques.

Data: Sexta-feira, 16/01/2015 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo

 

Policiais de Berlim fazem operação contra atentados no país nesta sexta-feira (16). Dois cidadãos turcos foram detidos (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)Policiais de Berlim fazem operação contra atentados no país nesta sexta-feira (16). Dois cidadãos turcos foram detidos (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)


 
ATENTADO EM PARIS
Ataque a sede de jornal matou 12 pessoas
 

A polícia alemã realizou nesta sexta-feira (16) muitas operações em Berlim dentro grupos relacionados a movimentos islâmicos e deteve dois cidadãos turcos, anunciou em um comunicado a polícia da cidade.


A operação, levada adiante sem incidentes por 250 agentes, realizou "incursões em 11 locais do movimento islamita berlinense". Apesar das detenções, a polícia disse que não tem suspeitas sobre possíveis planos para cometer atentados na Alemanha.


As prisões seguiram uma investigação em andamento há vários meses que focava em cinco turcos com idades entre 31 e 44 anos, "suspeitos de preparar uma série de atos violentos contra o Estado na Síria", disseram as autoridades.


O primeiro detido, identificado como Ismet D., de 41 anos, é suspeito de dirigir "um grupo de extremistas islamitas, que inclui cidadãos turcos ou russos de origem chechena ou do Daguestão".


As autoridades estimam que este grupo planejava "um ato violento grave na Síria", sem fornecer mais detalhes, e que Ismet D. preparava e apoiava material e financeiramente as pessoas que desejavam ir fazer a jihad na Síria.


O outro detido é Emin F., de 43 anos, que se ocupava das finanças do grupo.


A célula incluía cinco pessoas no total, e estava no centro da capital alemã.


Os outros três membros do grupo não foram detidos, já que as acusações contra eles são insuficientes, segundo o Ministério Público de Berlim.


"Não há indícios de que o grupo estivesse preparando atentados na Alemanha", afirma a polícia.


Na quinta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, havia prometido combater com todos os meios legais os militantes islamitas, em uma intervenção ante o Parlamento.


"Combateremos rigorosamente com todos os meios legais a disposição do Estado os pregadores do ódio, os criminosos violentos que agem em nome do Islã, seus cúmplices e os ideólogos do terrorismo internacional", disse Merkel.