ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Fotos mostram aldeias da Nigéria arrasadas pelo Boko Haram

Imagens de satélite revelam como estão as cidades de Baga e Doron Baga após o massacre de mais de 2 mil pessoas

Data: Quinta-feira, 15/01/2015 00:00
Fonte: TERRA

 

Imagens de satélite obtidas pela Anistia Internacional mostram aldeias completamente arrasadas pelos ataques realizados na última semana pelo grupo terrorista Boko Haram, informou o Daily Mail. Mais de 3.700 casas e escolas foram destruídas e mais de 2.500 pessoas mortas durante o massacre promovido pelos militantes nas cidades de Baga e Doron Baga. 


Nas imagens de satélite feitas antes dos atentados, as áreas em vermelho mostram edifícios e árvores em cidades densamente povoadas no norte do país. Já as fotos capturadas após o massacre mostram que os pontos vermelhos foram simplesmente dizimados, deixando apenas áreas cinzas, arruinadas pelos radicais islâmicos.


Foto: Digital Globe

Foto: Digital Globe


Uma testemunha do massacre contou ao Daily Mail que até mesmo uma mulher que estava em trabalho de parto foi assassinada. O motorista Ibrahim Gambo sobreviveu ao tiroteio indiscriminado em Baga, mas ainda não sabe se a esposa e a filha estão a salvo. "Enquanto corríamos para nos salvar, cruzavámos com muitos cadáveres de homens, mulheres e até de crianças. Alguns tinham ferimentos de bala na cabeça, outros tinham as pernas atadas e as mãos presas atrás das costas".


O fazendeiro Yahaya Takakumi, 55 anos, conseguiu fugir com uma de suas mulheres, mas não sabe se seus quatro filhos, sua segunda esposa e seu irmão mais velho tiveram a mesma sorte.


De acordo com o pesquisador da Anistia Internacional Daniel Eyre esse foi o maior e mais destrutivo ataque do Boko Haram já visto. "Essas imagens detalhadas mostram a devastação de duas cidades em proporções catastróficas, tendo uma delas sido quase varrida do mapa em quatro dias". "Aqueles que conseguiram fugir não puderam voltar para enterrar os que morreram", completou.

 

Esta semana, as autoridades nigerianas informaram que o número de mortos em Baga e Doron Baga, incluindo combatentes do Boko Haram, não tinha passado de 150, mas especialistas acreditam que mais de 2 mil pessoas tenham perdido suas vidas. As imagens de satélite apenas corroboram esses números.