ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Republicanos passam emenda contra plano de Barack Obama sobre imigrantes

Data: Quinta-feira, 15/01/2015 00:00
Fonte: DW


Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que visa anular novo programa de imigração, que legalizaria a situação de cerca de 5 milhões de pessoas nos EUA. Presidente deve fazer uso do veto, caso texto passe pelo Senado.


A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (14/01), um projeto de lei que visa anular o novo programa de imigração, anunciado em novembro pelo presidente Barack Obama. Na época, as medidas executivas de Obama aliviaram a situação de aproximadamente 5 milhões de imigrantes ilegais nos EUA. Caso o projeto de lei passe pelo Senado, Obama deve fazer uso do veto presidencial.


Dominada pela oposição republicana, a Câmara aprovou, por 236 votos favoráveis e 191, contra uma lei que financia com 39,7 bilhões de dólares o Departamento de Segurança Nacional até o fim do ano fiscal, em 30 de setembro de 2015. Mas os deputados aprovaram também uma emenda que impede a aplicação do plano anunciado por Obama, em 20 de novembro, que previa conceder vistos de trabalho de três anos a vários milhões de imigrantes ilegais.


"Os presidentes não têm o direito de reescrever as leis, em nenhum caso", disse o líder da maioria republicana na Câmara, Kevin McCarthy. Agora, o projeto de lei tem que passar pelo Senado, também de maioria republicana, mas onde os democratas estão em número suficientes para bloquear a aprovação. Se aprovada também na câmara alta do Congresso americano, o democrata Obama deve fazer uso do veto presidencial.


O projeto aprovado nesta quarta-feira tenta reverter também um programa anterior, que prevê a concessão de vistos de trabalho e proteção de deportação a mais de 600 mil imigrantes que chegaram aos EUA ainda crianças. O último programa de regularização geral nos Estados Unidos data de 1986. Desde então, todas as tentativas de grande reforma das leis de imigração fracassaram, a mais recente em 2013.

 

PV/lusa/dpa/rtr

 

DEUTSCHE WELLE