ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Projeto de Resex de MT é selecionado pelo Programa Oi Novos Brasis

Data: Quarta-feira, 14/01/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

O projeto Saberes, Cultura e Sustentabilidade dos Povos, desenvolvido pela Associação dos Moradores Agroextrativista da Resex Guariba Roosevelt - Rio Guariba (Amorarr) é um dos selecionados pelo Programa Oi Novos Brasis. A reserva extrativista, única do estado, está localizada no Noroeste de Mato Grosso Pela proposta, serão desenvolvidas ações de educação ambiental para a gestão de recursos naturais e recuperação de áreas alteradas com a implantação de sistemas agroflorestais.


Previsto para ter início em janeiro de 2015, o projeto também prevê a inclusão digital para jovens, adultos e professores da reserva. “É, sem dúvida, um grande passo para a associação a aprovação deste projeto", destaca Ailton Pereira dos Santos, presidente da Amorarr. "É muito aguardada entre os jovens a instalação de computadores com acesso à internet na comunidade, cada vez mais fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e aprofundamento dos estudos", complementa.


O desenvolvimento do projeto terá ainda parcerias com as prefeituras de Aripuanã e Colniza para construção dos laboratórios de informática. Outra parceria, já em andamento há vários anos na comunidade, é com o projeto Pacto das Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.


O Pacto das Águas assessora a Amoraar na elaboração de projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos da Conab e outros editais, como o da Oi Novos Brasis. O projeto também apoia povos indígenas e seringueiros de Mato Grosso e Rondônia em sua organização social, nos processos de capacitação e na estruturação do sistema de coleta, seleção, armazenamento e comercialização de castanha do Brasil. Também fomenta processos de gestão territorial e geração de renda baseados no uso sustentável da floresta e no respeito às formas de organização social destes povos. "Os moradores da Resex tem demonstrado preocupação em conciliar desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e os resultados estão surgindo", justifica Emerson de Oliveira Jesus, técnico do Pacto das Águas.


Emerson explica que na Resex é produzida uma das melhores castanha-do-Brasil de Mato Grosso, que inclusive tem certificação orgânica, e a produção do látex, tradicional na comunidade, vem sendo retomada de forma constante.


Os seringueiros dos rios Guariba e Roosevelt, reconhecidos como os povos da floresta, são remanescentes do ciclo da borracha na Amazônia, cuja ocupação na região Noroeste de Mato Grosso teve início em 1879. A economia dos seringueiros é baseada no manejo intensivo da biodiversidade, como a extração do látex da seringueira (14 toneladas anuais), do óleo de copaíba e da castanha do Brasil (60 toneladas/safra). A comunidade é composta aproximadamente por 60 famílias, distribuídas em 40 colocações (moradias) e comunidades às margens dos Rios Guariba, Roosevelt e Rio Branco, com uma área de aproximadamente 137.600 hectares.