ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Procon-MT alerta sobre itens da lista de material escolar; confira

Estabelecimentos de ensino não podem pedir materiais de uso coletivo. Órgão divulgou alguns produtos que não devem estar na lista.

Data: Domingo, 11/01/2015 00:00
Fonte: Do G1 MT

 

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon) alerta sobre os itens da lista de material escolar exigidos pelos estabelecimentos de ensino. De acordo com a lei nº 12.886, são consideradas nulas todas as cláusulas contratuais que obriguem pais ou responsáveis a fornecer ou a pagar valores adicionais por qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição.


                                         
Conforme a superintendente do Procon-MT, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Gisela Viana, custos com material de uso coletivo devem ser incluídos nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares. “Isso fica claro na lei. Era prática comum, em algumas instituições, além de contabilizar estes gastos no valor da mensalidade, incluir produtos de uso coletivo em suas listas materiais escolares. Ou seja, os pais pagavam duas vezes”, alerta.
                                    

 

A instituição de ensino que incluir produtos desse tipo em suas listas de material escolar poderão ser penalizadas com multa administrativa. A fim de tornar clara a informação do que é proibido exigir dos alunos, o Procon divulgou, de forma exemplificativa, itens que não podem constar na lista de material escolar.


São eles: álcool; papel convite; papel para flip chart; estêncil e similares; copos, talheres e pratos descartáveis; esponja para louça; guardanapos; produtos de mídia em geral (CD’s, DVD); caneta para lousa; cartucho e toner para impressora; tinta para mimeógrafo; giz branco ou colorido para quadro negro; grampeador e grampos; medicamentos; plástico para classificador; pasta suspensa.


Também materiais de limpeza em geral, sabonetes e papel higiênico; algodão; carimbos; colas (exceto cola branca para uso individual); copos e pratos descartáveis; creme dental; envelopes; esponja para pratos; fitas em geral (dupla face, impressora, durex, decorativas, fitilhos); flanelas; isopor; lenços descartáveis; maquiagem; marcador para retroprojetor; material de escritório em geral; além de papel em geral (exceto quando solicitado, no máximo, uma resma por aluno).
Estão na lista ainda como produtos que não devem ser requerido ao estudante, pincel atômico; sacos plásticos e tintas (exceto guache para uso individual do aluno).


Segundo o Procon-MT, a relação de materiais escolar é apenas exemplificativa, podendo o consumidor questionar outros itens não mencionados, mas que utilizados na instituição de ensino de forma coletiva.


                                       
Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), nº 917, Bairro Araés, na capital, das 13h às 19 horas. Outra unidade é no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h30min, e aos sábados, das 7h30min às 12h.