ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador Pedro Taques anuncia a suspensão de pagamentos em MT

Taques disse que quer fazer análise real das contas públicas do estado. Medida é referente aos pagamentos de fornecimento de serviços e produtos.

Data: Sexta-feira, 02/01/2015 00:00
Fonte: Do G1 MT

 

O governador Pedro Taques (PDT), de Mato Grosso, anunciou que deve determinar a suspensão dos pagamentos de fornecimento de produtos e serviços no estado. Um decreto regulamentando a medida deve ser assinado na tarde desta sexta-feira (2), primeiro dia útil após a posse do novo governador. Segundo Taques, a medida é necessária para fazer uma avaliação real das contas públicas ao assumir o Executivo estadual. Ele ressaltou, no entanto, que serviços essenciais não devem ser prejudicados com essa decisão.


"Vou assinar um decreto suspendento todos os pagamentos de fornecimento de serviços e produtos. Nós temos que fechar a chave do cofre. Mas é lógico que os serviços essenciais não serão prejudicados. Alguns itens de algumas secretarias não podem parar", disse Taques em entrevista ao telejornal Bom Dia Mato Grosso.


Governador Pedro Taques (Foto: Reprodução/TVCA)Governador Pedro Taques deve fazer auditoria em contratos firmados pelo estado (Foto: Reprodução/TVCA)
 

A decisão, frisou o governador, é necessária para fazer um diagnóstico das contas públicas. "Isto é devassa? Em absoluto. Isso é o cumprimento da lei. Não sei quanto existe no caixa do estado. Quanto tem guardado? Eu preciso saber isso", justificou. Até ter o conhecimento de quanto há exatamente no caixa do estado, Taques optou por suspender os pagamentos.


O governador revelou também que deve fazer uma análise de 90 dias para avaliar os contratos firmados no estado. Um deles, observou, é com relação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele disse que os contratos firmados pela extinta Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) devem passar por uma auditoria. "O secretário de Projetos Estratégicos, Marcelo Duarte, vai levantar cada centavo que foi gasto e como foi gasto", completou. Ainda sobre o VLT, Taques anunciou que deve dar continuidade às obras para a conclusão do modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande.