ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretários são empossados pelo governador Pedro Taques

Cerimônia ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, na manhã desta quinta-feira (1º)

Data: Sexta-feira, 02/01/2015 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ CAMILA RIBEIRO E LISLAINE DOS ANJOS

Camila Ribeiro/MidiaNews

Secretários do primeiro escalão de Pedro Taques tomaram posse nesta manhã (1º)

 
 
O governador Pedro Taques (PDT) deu posse aos secretários que irão fazer parte do seu staff a partir desta quinta-feira (1º).


A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional, executado pela Orquestra de Mato Grosso, sob a regência do maestro e indicado para assumir a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho.


Na sequência, um padre e um pastor abençoaram os novos gestores públicos, durante o culto ecumênico.


Além dos futuros secretários, também assistem à solenidade os deputados federais Victório Galli (PSC), Adilson Sachetti (PSB) e Fábio Garcia (PSB), além do cacique Raoni Metuktire, líder da etnia caiapó, que representa os indígenas do Estado.


Camila Ribeiro/MidiaNews

O governador Pedro Taques (PDT) assinou, antes da posse, o decreto regulamentando a reforma administrativa que prevê fusão e criação de pastas estaduais

Reforma administrativa

Antes mesmo de dar posse aos membros do seu primeiro escalão, o governador assinou o decreto que regulamenta a fusão de algumas secretarias, bem como a criação de cargos de gabinetes estratégicos, que não existiam durante a gestão do então governador Silval Barbosa (PMDB).


Conforme o MidiaNews já havia noticiado, a assinatura do decreto regulamentando a reforma administrativa é necessária antes do início da posse do secretariado, para que cada um dos escolhidos possa ser chamado a assinar o termo de compromisso – leia mais AQUI.


Posse


Posteriormente, foi feita a leitura do termo de compromisso e posse dos secretários.


Paulo Taques, escolhido para ser chefe da Casa Civil, foi o primeiro a ser chamado para assumir o cargo.


Na sequência, o promotor de Justiça Mauro Zaque assumiu a pasta de Segurança, seguido pelo coronel Antônio Ribeiro Leite, para a Casa Militar e Márcio Dorileo, novo secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos.


Marco Aurélio Marrafon tomou posse da Secretaria de Planejamento, seguido por Paulo Brustolin, novo chefe da Secretaria de Fazenda.


Ciro Rodolfo Gonçalves foi convocado, em seguida, para assumir a Controladoria-Geral do Estado.


Na sequência, tomou posse como secretário da Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, seguido de Seneri Paludo, novo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.
 

Camila Ribeiro/MidiaNews

Orquestra de Mato Grosso se apresentou no local, sob a regência do maestro e secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho


A posse do secretariado teve sequência com o auditor fiscal Valdinei Arruda, na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, seguido de Marcelo Duarte, nas pasta de Infraestrutura.


Permínio Pinto, então, foi convocado a tomar posse como secretário de Estado de Educação.


Em seguida, foi a vez de Júlio Modesto e Marco Bertúlio assinarem os termos para posse das secretarias de Administração e de Saúde, respectivamente.


O jornalista Jean Campos tomou posse da Secretaria de Comunicação e Patrick Ayala, da Procuradoria-Geral do Estado.


A promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini deu sequência à posse, assumindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, seguida do maestro Leandro Carvalho, na pasta de Cultura, Esporte e Lazer, e da professora Luzia Helena Trovo, na pasta de Ciência e Tecnologia.


Eduardo Chilleto tomou posse como secretário de Cidades e Desenvolvimento Regional.


José Arlindo de Oliveira Silva tomou posse, na sequência, do Gabinete do Governo. 


Em seguida, Gustavo Oliveira tomou posse do Gabinete de Projetos Estratégicos e Adriana Vandoni, do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção.


Por fim, tomou posse do Gabinete de Desenvolvimento Regional o empresário Eduardo Alves de Moura.
 

"A partir de agora, teremos muitos desafios, mas, sem dúvida alguma, o maior de todos eles será o combate à corrupção, ao mal uso do dinheiro público, ao uso indevido dos recursos públicos"


Compromisso e combate à corrupção

Representando todo o secretariado recém-empossado, o chefe da Casa Civil, Paulo Taques, fez um breve discurso onde agradeceu o convite feito por Pedro Taques e afirmou que todos os escolhidos por ele para compor seu staff irão retribuir a confiança com muito trabalho.


“Daqui por diante, a nossa vida será dedicada à causa pública, e a partir de agora nós não temos mais direito de nos comportar como qualquer cidadão e ter ações como a de qualquer cidadão. É normal, por exemplo, que um cidadão que esteja vendo a TV e veja uma cena de crime, fique indignado. Mas nós não podemos mais ficar indignados ou simplesmente mudar de canal. Nós teremos a obrigação de ajudar o secretário de Segurança Pública a reduzir a criminalidade”, disse.


“Nós não podemos mais ver alguma cena de horror em algum dos hospitais públicos do Estado e sentir vergonha, porque a partir de agora a vergonha será nossa. Não podemos ouvir o barulho da chuva e pensar que ela irá nos ajudar a dormir. Temos é que nos preocupar com as famílias que não dormem porque podem ter suas casas levadas pela chuva e que passam a noite em vigília cuidando de suas casas. Essa vigília, a partir de agora, terá que ser nossa também. Teremos que agir com o espírito mútuo”, completou.


Segundo Taques, dentre os desafios que a nova gestão irá enfrentar, o combate à corrupção será o maior dos obstáculos.


“A partir de agora, teremos muitos desafios, mas, sem dúvida alguma, o maior de todos eles será o combate à corrupção, ao mal uso do dinheiro público, ao uso indevido dos recursos públicos”, afirmou.


Veja quem são os novos secretários de Estado: 

Casa Civil 
Paulo Zamar Taques – Cuiabano, advogado militante há 20 anos, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso, conferencista, com especialização em Marketing Eleitoral e Marketing Político pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É diretor da ABCOP, Associação Brasileira de Consultores Políticos em Mato Grosso e representante da Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM na região Centro-Oeste. 


Casa Militar 
Coronel Antonio Ribeiro Leite - Formado pela Academia de Policia Militar do Barro Branco – SP. Foi comandante da academia de polícia militar Costa Verde de Mato Grosso e atualmente é Diretor de Inteligência da PM. Especializado em Segurança Pública e em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra. 


Saúde 
Marco Aurélio Bertúlio Neves - Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Avaliação de Políticas e Programas de Saúde. Servidor efetivo da Secretaria de Estado de Saúde de MT e Professor no Instituto de Saúde Coletiva da UFMT na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Foi professor de pós graduação no Instituto Brasileiro de Pós Graduação da Faculdade Internacional de Curitiba e na Universidade de Cuiabá. Como docente da UFMT ministrou aulas para os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Saúde Coletiva. 


Educação 
Permínio Pinto Filho - Engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Paraná, empresário rural-pecuarista, secretário de Educação de Cuiabá (11-12), ex-vereador por Cuiabá e secretário de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá. 


Segurança 
Mauro Zaque – Promotor de Justiça há 18 anos, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPE-MT e especialista em Direito Penal.
 

Desenvolvimento Econômico 
Seneri Paludo – Formado em agronomia foi superintendente do Instituto de Economia Agropecuária (Imea) e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde 2010 até este ano atuou como diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). 


Meio Ambiente 
Ana Luíza Ávila Peterlini - Promotora de Justiça há 19 anos, atua no Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e é especialista em Direitos Difusos e Coletivos. 


Infraestrutura e Logística 
Marcelo Duarte Monteiro – Graduado em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é diretor executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Soja (Aprosoja). Fez mestrado em economia agrícola pela Lincoln University da Nova Zelândia e tem curso extensão pela Harvard University, Estados Unidos. 


Planejamento 
Marco Aurélio Marrafon - Formado em Direito pela UFMT, é doutor e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente atua como professor de Direito e Pensamento Político na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional. 


Fazenda 
Paulo Brustolin - Administrador e advogado, atua há 20 anos nas áreas de administração, planejamento estratégico e financeiro. Tem graduação nas áreas de Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Direito, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com pós-graduação em Marketing e Estratégia Empresarial, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, pós-MBA pela Northwestern University de Chicago (Estados Unidos) e pós-graduação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Atualmente no cargo de diretor executivo da cooperativa médica Unimed em Mato Grosso. 


Cidades 
Eduardo Chiletto - Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestrado em Física e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorando em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela USP (2010 - 2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano - Plano Diretor Participativo e Projetos da Edificação, atuando na área de Habitação de Interesse Social. Consultor no projeto "Banco de Experiências de Planos Diretores Participativos" do MCidades. Conselheiro Federal do CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. 


Administração 
Júlio Modesto – Administrador de empresas, especializado em finanças foi diretor financeiro e regional do grupo Kroton por mais 12 anos. Com experiência de 12 anos de trabalho no antigo Banco Real, atuou no núcleo jurídico durante a campanha eleitoral de Pedro Taques. 


Trabalho e Assistência Social 
Valdiney Arruda – Graduado em administração Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em políticas públicas e meio ambiente. Trabalhou como auditor fiscal do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego com atuação da DRT/MT e como superintendente na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE. Foi coordenador de fiscalização rural e combate ao trabalho escravo, atuando como membro dos grupos móveis de fiscalização de combate ao trabalho escravo, e em 2003 e 2004 coordenou a criação do Fórum Estadual pela Erradicação ao Trabalho Escravo, hoje chamado de Fórum de Direitos Humanos e da Terra. Atualmente é presidente da Confederação Ibero Amerciana de Inspetores do Trabalho e da Associação Mato-grossense dos Auditores Fiscais do Trabalho, além de diretor de Relações Internacionais do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. 


Cultura, Esporte e Lazer 
Leandro Carvalho – Graduado em Música Erudita pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e pós-graduado em Regência Orquestral na Holanda e na Järvi Academy na Estônia. Trabalhou na Secretaria de Estado de Cultura como assessor especial de 2003 a 2004, desenvolvendo diversas ações de fomento ao setor, com destaque a primeira participação governamental do Brasil na maior feira da indústria fonográfica do mundo, o MIDEM, realizado anualmente em Cannes, na França. Regente assistente na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, de 2011 a 2013, foi fundador da Orquestra do Estado de Mato Grosso e é seu atual diretor artístico e regente principal. 


Agricultura Familiar 
Suelme Evangelista Fernandes – Formado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em antropologia social e mestre em História pela instituição, é professor e pesquisador. Atualmente é secretário de formação política do PSB/MT e Secretário de Cidades de Cuiabá, trabalhou como servidor público na Secretaria de Educação e lecionou em instituições públicas e particulares. 


Justiça e Direitos Humanos 
Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo – Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá e em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Agroambiental. Cuiabano, é defensor público do Estado de Mato Grosso, desde 1999. Membro eleito do Conselho Superior da Defensoria Pública/MT, do Comitê Multiinstitucional do Sistema de Justiça/MT e membro Suplente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Trabalhou como corregedor-geral da Defensoria Pública e subdefensor público-geral do Estado de Mato Grosso. 


Ciência e Tecnologia 
Luzia Helena Trovo Marques de Souza – Natural de São Paulo, é graduada em pedagogia, pelo Centro Universitário Claretiano-SP e filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Com mestrado em Educação, pela Universidade de Ribeirão Preto, possui mais de 30 anos de experiência educacional, sendo os últimos 15 anos dedicados ao ensino superior. Atuou como docente no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e exerceu funções de assessoramento acadêmico-administrativo junto à Reitoria e Pró-Reitoria Acadêmica, no Centro Universitário de Várzea Grande. Trabalhou no Conselho Estadual de Educação na área de ensino superior e na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, onde criou o esquema de avaliação da educação superior. 


Controladoria Geral do Estado 
Ciro Rodolfo Gonçalves – Natural de Barão de Melgaço, especialista em auditoria governamental e contabilidade pública é auditor do Estado. Exerceu a atividade de superintendente tanto na Corregedoria quanto na Auditoria do Governo Estadual. 


Procuradoria-Geral do Estado 
Patryck de Araújo Ayala - Procurador do Estado, doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio de doutoramento junto à Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (PDEE/CAPES). Membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), professor de graduação e de mestrado em Direito da UFMT e foi coordenador adjunto do Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da instituição. 


Gabinete de Desenvolvimento Regional 
Eduardo Alves de Moura – Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é empresário e pecuarista. Trabalhou como diretor na Aprosoja e por 20 anos como sócio e diretor do Banco de Investimentos Garantia S.A.. Foi presidente da Associação Nacional de Confinadores (Assocon) e suplente de Deputado Federal pelo PPS. 


Gabinete de Projetos Estratégicos 
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira – Engenheiro Civil, especializado em Geotecnia pela PUC/RJ e Administração de Empresas pela FIA/USP. Presidente do Conselho Econômico e Tributário da FIEMT e Conselheiro do SenaiI como membro representante das Atividades Industriais. 


Gabinete do Governo 
José Arlindo de Oliveira Silva – Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Direito Público e Direito Processual Civil, é analista do Ministério Público Federal e Coordenador do Escritório de Apoio do Senador Pedro Taques em Mato Grosso. Foi servidor concursado do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e Coordenador Jurídico do MPF/MT. 


Gabinete de Comunicação 
Jean Campos – Jornalista, especialista em gestão da comunicação é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e já vinha atuando como assessor de comunicação durante o mandato de Taques como senador. 
 

Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção 
Adriana Vandoni – Graduada em Economia com pós-graduação em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de graduação de História do pensamento econômico no ICEC e professora no curso de pós-graduação em Gestão de Cidades da Unic. É blogueira e comentarista política.