ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Voo QZ8501: Autoridades dizem ter 95% de certeza de que encontraram avião

Data: Terça-feira, 30/12/2014 00:00
Fonte: BBC Brasil

 

Credito: AFPObjetos que podem ser do avião da AirAsia foram avistados perto da ilha indonésia de Bornéu

Autoridades indonésias afirmaram nesta terça-feira que estão "95% seguras" de que localizaram o avião da AirAsia que desapareceu na manhã de domingo (noite de sábado no Brasil).


Equipes de busca avistaram no mar o que podem ser corpos dos passageiros, além de destroços da aeronave, como uma porta de emergência. Eles afirmam também que é possível ver uma sombra embaixo d'água com o formato do avião.


A aeronave que fazia o voo QZ8501 da AirAsia desapareceu no Mar de Java, perto da costa da Indonésia.


Segundo as autoridades locais, os objetos avistados no mar tinham as cores branca e vermelha, as mesmas da pintura da fuselagem do Airbus A320-200 que desapareceu quando transportava 162 pessoas entre Indonésia e Cingapura.


Segundo as autoridades responsáveis pela operação de busca, embarcações foram enviadas até o local onde os objetos haviam sido avistados para tentar recuperá-los e confirmar se são realmente partes do avião.


O chefe da operação de busca, Bambang Soelistyo, disse que tinha 95% de certeza de que os objetos encontrados eram do avião.


De acordo com ele, todas as equipes que participam das buscas estão indo para o local.


Os destroços e corpos encontrados serão levados, segundo ele, para Pangkalan Bun, uma cidade na província de Kalimantan central.

 

Credito: BBCBuscas pela aeronave se concentravam em 13 áreas diferentes no mar e em terra.

As buscas, que entraram nesta terça-feira em seu terceiro dia, foram ampliadas para cobrir 13 áreas diferentes no mar e também em terra.


Os objetos avistados nesta terça-feira estavam no Mar de Java, perto da ilha indonésia de Bornéu.


Ao menos 30 navios, 15 aviões e 7 helicópteros participam das operações, lideradas pela Indonésia com auxílio da Malásia, de Cingapura e da Austrália.


Outros países, como Coreia do Sul, Tailândia, China e França, também ofereceram ajuda. Os Estados Unidos ofereceram um destróier, que estava a caminho da região nesta terça-feira.

 

Credito: AFPAutoridades dizem ter 95% de certeza de que os destroços encontrados são do avião desaparecidoCredito: NTodas as equipes de buscas foram enviadas para o local onde destroços foram avistados

Antes de avistarem objetos no mar, autoridades indonésias haviam informado que estavam investigando relatos de fumaça vista em uma ilha próxima à ilha Belitung, um dos pontos focais das buscas, mas especialistas disseram que isso poderia não estar relacionado ao avião desaparecido.


O avião transportava 137 adultos e 18 crianças, além de sete tripulantes.


A maioria das pessoas a bordo era da Indonésia, mas havia também três cidadãos da Coreia do Sul, um de Cingapura, um da Malásia e um do Reino Unido.

 

O avião havia decolado de Surabaya, na Indonésia, às 5h35 locais (20h35 do dia anterior em Brasília) e deveria chegar a Cingapura cerca de duas horas depois.


Autoridades de aviação locais afirmaram que o capitão pediu permissão para elevar a altitude do avião, mas que após a permissão ser concedida, a comunicação com a aeronave foi perdida.


A companhia AirAsia tinha até então um histórico de segurança excelente, sem nenhum acidente fatal envolvendo seus aviões.