ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Temporal derruba 133 árvores e bloqueia linha de trem

Parque do Ibirapuera amanheceu fechado por causa da queda de árvores

Data: Segunda-feira, 29/12/2014 00:00
Fonte: Veja. Abril

 

A forte chuva que atingiu a capital paulista na madrugada desta segunda-feira derrubou 133 árvores, de acordo com levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Uma delas caiu sobre a fiação elétrica que abastece a Linha 10 – Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), interrompendo desde as 4h40 a circulação dos trens entre as estações Rio Grande da Serra e São Caetano. O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que disponibiliza ônibus para a população, foi acionado e cem veículos fazem o transporte neste trecho. Em média, quase 400.000 pessoas usam esta linha diariamente, segundo a companhia.


O funcionamento dos semáforos também foi afetado com o temporal: 103 estavam apagados por volta das 9 horas.


O parque do Ibirapuera amanheceu fechado por causa da queda de árvores. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que administra o parque, informou que equipes ainda estão fazendo o levantamento da quantidade de árvores que caíram após a chuva dentro da área verde. Uma lanchonete e algumas trilhas foram atingidas e é preciso remover os troncos e galhos antes de o parque ser reaberto. Ainda não havia previsão de horário para isso acontecer.


A chuva foi acompanhada de descargas elétricas, trovões e rajadas de vento. Na região do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, os ventos atingiram 96,3 km/h. Toda a cidade ficou em estado de atenção entre 0h20 e 1h23, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE). Os maiores índices pluviométricos foram registrados nos bairros Ipiranga, com 29,2 milímetros (mm), Vila Prudente (26 mm), Vila Mariana (25 mm), Itaim Paulista (12,8 mm), Butantã (11,8 mm) e Sé (11 mm).


Nesta segunda-feira, a temperatura deve chegar a 33 °C, com umidade relativa do ar oscilando em 85%, conforme dados do CGE. À tarde e no início da noite, instabilidades devem se formar, provocando pancadas de chuva com forte intensidade na região metropolitana de São Paulo. O centro de gerenciamento alerta para o risco de alagamentos.



(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)