ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Ensaio da posse movimenta Esplanada dos Ministérios

Data: Domingo, 28/12/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil/ Ivan Richard e Pedro Peduzzi


Sob sol intenso, o cerimonial da Presidência da República fez neste domingo o ensaio da cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff,marcada para quinta-feira (dia 1º), em Brasília.



O motorista Valdeci da Silva Ribeiro, que conduzirá o Rolls Royce com a Presidenta Dilma Rousseff pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, é o mesmo da cerimônia de posse do primeiro mandato.



“Fazer parte da história exatamente com a primeira mulher Presidenta do Brasil [em 2010] e, agora, numa segunda oportunidade, e se Deus quiser, faremos um grande desfile de posse de segundo mandato. Com certeza, estamos todos prontos”.



Além do carro oficial,participaram do ensaio a Cavalaria da Guarda Presidencial, Forças Armadas, Polícias Federal, Civil e Militar, além de agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).



No próximo dia 1º, mais de 4 mil homens participarão do esquema de segurança da solenidade de posse.



São esperadas delegações de 60 países e 27 chefes de Estado e de Governo, inclusive o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; os Presidentes do Uruguai, José Mujica; da Venezuela, Nicolás Maduro; e do Chile, Michelle Bachelet.



O Coordenador do Escalão Avançado da Presidência da República, Flávio Lucena de Assunção, explica como será a cerimônia:

 

“Hoje nós vamos fazer o treinamento nos moldes do que vai acontecer no dia da posse, no dia 1º.  A previsão é que a Presidente saia do Palácio da Alvorada às 14h30  em comboio normal , se desloque até aqui, a Catedral de Brasília. Chegando aqui vai haver um transbordo para carros abertos. Às 14:30  ela sai do Alvorada, chega aqui dez minutos depois. O Presidente sai uns cinco minutos antes, o Vice-Presidente, chega aqui, os dois passam a integrar esse comboio”.


 
Segundo ele, também haverá controle do tráfego aéreo. Já as Forças Armadas vão monitorar o trajeto da Presidenta na Esplanada.



De acordo com o Exército, a cerimônia de posse deverá ser assistida por cerca de 10 mil pessoas,mas grupos ligados ao PT estimam entre 30 e 40 mil.



O partido se prepara para receber mais de 500 ônibus com caravanas de militantes de vários estados.



A militância ficará alojada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e no Ginásio Nílson Nélson.



Segundo o responsável pela cerimônia, Flávio Lucena de Assunção, a organização atuará para impedir que eventuais manifestações atrapalhem o percurso a ser feito pela Presidenta.



“As manifestações democráticas, elas são sempre bem-vindas, né? O momento que a gente vive é um momento de ainda pós-eleição e  que existe uma expectativa muito pequena de que possam acontecer manifestações. Estamos prontos para controlar, para que não haja violência, né? As manifestações, elas são livres, mas o que não pode acontecer é violência e se interromper, por exemplo, esse circuito que eu contei para vocês dos diversos eventos da posse. Isso aí será garantido pelos órgãos que estão envolvidos na segurança”.


A previsão é que a Presidenta saia às 14:30hs do Palácio da Alvorada em direção à Catedral.