ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Buscas por avião desaparecido na Indonésia são suspensas

Data: Domingo, 28/12/2014 00:00
Fonte: BBC Brasil

 

Avião da AirAsia (Foto: Reuters)Piloto da Air Asia pediu para usar rota pouco usual logo antes de perder contato

Um avião da AirAsia que viajava da Indonésia para Cingapura levando 162 pessoas perdeu o contato com o controle de tráfico aéreo. Segundo a Marinha da Indonésia, ao menos dois aviões militares fizeram buscas na região do mar de Java, onde a aeronave desapareceu.


Contudo, o mau tempo dificultou as operações de busca, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, sergundo a Marinha, variava entre dois e 5 quilômetros.


Após quase 10 horas tentando localizar a aeronave perdida, autoridades locais decidiram suspender as buscas durante o período noturno. Elas devem retomadas no início da manhã de segunda-feira.

 

Os Estados Unidos já se ofereceram para auxiliar a Marinha da Indonésia nas buscas. A Segurança Nacional de Transporte Aéreo americana afirmou que está monitorando a situação e que está pronta para auxiliar na investigação, caso seja necessário. Ainda assim, por enquanto, segundo o Pentágono, os Estados Unidos ainda não receberam nenhum pedido de ajuda por parte da Marinha da Idonésia.


Sumiço

O vôo QZ 8501 decolou de Surabaya, na Indonésia, com destino a Cingapura. Ele parou de fazer contato com a torre de controle no meio do percurso, estimado em duas horas, por volta de 6h20 deste domingo (21h20 de sábado em Brasília), segundo informou a AirAsia por meio do Twitter.


O vôo da Air Asia deveria ter chegado em Singapura às 8h30 (22h30 de Brasília).


O piloto do jato pediu permissão ao controle aéreo para mudar de rota devido ao mau tempo, segundo a companhia aérea. Ele teria pedido para elevar a altitude do voo para onze mil metros, segundo fontes locais. Logo depois o contato foi perdido, sem nenhum pedido de socorro.


A AirAsia é baseada na Malásia, o mesmo país da Malaysia Airlines, que protagonizou dois desastres aéresos neste ano – com os vôos MH370 e MH17. Até então, a AirAsia não havia perdido nenhum avião.


O vôo MH 370 desapareceu quando percorria o trecho entre Kuala Lumpur e Pequim em março. As 239 pessoas abordo e a aeronave nunca foram controntradas. O MH17 foi abatido por um míssil sobre a Ucrânia em julho, matando as 298 pessoas que estavam a bordo.

A AirAsia disse ainda que o avião transportava 155 passageiros, sendo 138 adultos, 16 crianças e um bebê. Também estavam a bordo dois pilotos e cinco tripulantes.

 

Passageiros

Funcionário da AirAsia reúne parentes de passageiros desaparecidos (foto: Reuters)AirAsia nunca havia perdido aeronaves, mas região foi cenário de desastre aéreo em março

A maioria dos passageiros são cidadãos da Indonésia. Segundo a AirAsia, também havia três pessoas da Coreia do Sul, uma da França, uma da Malasia e uma de Singapura. Contudo, o governo da Grã-Bretanha disse que um britânico estaria no avião.


Autoridades do Ministério dos Transportes afirmaram à imprensa local que o avião perdeu o contato sobre o mar de Java, entre as ilhas de Kalimantan e Java.


Segundo um assessor do ministro Hadi Mustofa, o piloto pediu permissão para usar uma rota pouco usual pouco antes de perder o contato. Também disse que o tempo no local estava nublado.


O executivo chefe da empresa, Tony Fernandes escreveu no Twitter: "Obrigado por todos os sentimentos e orações. Precisamos ficar fortes".


Dezenas de familiares e amigos dos passageiros do voo QZ 8501 se reuniram nos aeroportos de Juanda, em Surubaya, e Changi, em Cingapura, a espera de notícias. Eles foram levados para uma parea restrita.


As cenas em Changi remetem a março deste ano quando dezenas de familiares viveram no aeroporto a angústia do desaparecimento dos passageiros do voo MH 370.