ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Justiça mantém livre motorista que causou acidente com morte no RS

Juíza homologou o flagrante, mas concedeu liberdade provisória. Colisão em Capão da Canoa matou jovem de 19 anos e deixou outra ferida.

Data: Sábado, 27/12/2014 00:00
Fonte: Do G1 RS

 

acidente capão da canoa (Foto: Rodrigo Ziebell/Brigada Militar)Colisão entre carro e moto deixou uma jovem morta e outra ferida (Foto: Rodrigo Ziebell/Brigada Militar)

A Justiça decidiu na noite desta sexta-feira (26) manter em liberdade o motorista de 30 anos apontado como responsável pelo acidente que matou uma jovem de 19 anos e deixou outra de 22 gravemente ferida em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 



A decisão é da juíza plantonista de Capão da Canoa, Lizandra Passos, a mesma que pela manhã mandou soltar o motorista Leonan dos Santos Franco, de 30 anos, por falta de atestado de óbito de uma das vítimas e do atestado médico da outra.


 

No novo despacho da magistrada, obtido pela Rádio Gaúcha, ela homologou a prisão em flagrante do condutor, mas negou o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público (MP) e concedeu a ele liberdade provisória. Na avaliação da juíza, a “gravidade da conduta” e o “clamor público” não justificam a prisão cautelar.


“Isso porque se trata de réu primário, que desenvolve suas atividades profissionais no comércio local do município de Capão da Canoa (onde também tem residência fixa), e que tampouco evadiu-se do local do fato. Circunstâncias essas que estão a indicar (...) colaboração com a instrução processual penal”, justificou a juíza.


O motorista, no entanto, terá de cumprir algumas medidas cautelares, como entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Fórum neste sábado (27), não se ausentar da cidade até o julgamento do processo e comparecer uma vez por mês em juízo. Em caso de descumprimento, a prisão preventiva pode ser aplicada.


O acidente
A colisão ocorreu na manhã de quinta-feira (25) na Avenida Paraguassú, uma das principais vias de Capão da Canoa. Conforme a Brigada Militar, Leonan dos Santos Franco dirigia um Ford Ecosport quando atravessou o canteiro central e invadiu a pista contrária, atingindo uma moto onde estavam duas jovens.



Manoella da Silva Teixeira, de 19 anos, morreu na hora. Ela conduzia a motocicleta Honda Biz. Francieli da Silva Mello, de 22 anos, que estava na carona, foi encaminhada ao Hospital Santa Luzia, onde permanece internada em estado grave. Ela passou por dois procedimentos cirúrgicos e, segundo a instituição, ainda corre risco de morte.



O condutor se negou a fazer o teste do bafômetro, mas foi preso por embriaguez ao volante baseado no testemunho dos policiais e em exames médicos. No mesmo dia do acidente, o homem foi indiciado pela Polícia Civil por homicídio doloso, por assumir o risco de matar, além de tentativa de homicídio. Conforme a delegada Priscila Salgado, que atendeu a ocorrência, o motorista não conseguia "nem ficar em pé".


acidente capão da canoa (Foto: Rodrigo Ziebell/Brigada Militar)Moto ficou completamente destruída após acidente (Foto: Rodrigo Ziebell/Brigada Militar)