ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Apesar de ser obrigatório, Roraima ainda não realiza teste da linguinha

Exame passa a ser obrigatório em hospitais e maternidades de todo o país. Sesau explica que espera orientações do MS sobre o procedimento.

Data: Sexta-feira, 26/12/2014 00:00
Fonte: G1/ Com informações da TV Roraima

 

Para garantir a saúde de crianças recém-nascidas é preciso passar por triagens neonatais. Os exames do 'pezinho', da 'orelhinha' e agora também aprovado o da 'linguinha', mas em Roraima nem todos são disponibilizados.


A pequena Letícia acabou de fazer dois exames, o do 'pezinho' e o da 'orelinha', mas a tia da criança , a auxiliar de biblioteca Paula Moura não sabia do novo teste obrigatório, o da 'linguinha'. "Todos estes são muito importante para a saúde das crianças", disse.


De acordo com a fonoaudióloga Emanuela Gomes, o teste serve para identificar se a criança nasceu com a 'lingua presa'. "O procedimento de correção é o PIC, que é um corte super rápido e eficaz no frênulo. É muito importante que se faça para que a língua tenha os movimentos que precisa", explicou.


Desde o dia 22 deste mês se tornou obrigatório o Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, mais conhecido como Teste da Linguinha, em hospitais e maternidades de todo o país. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. A intenção é descobrir precocemente alguma alteração na membrana que une a língua à parte inferior da boca. A alteração pode gerar problemas de dicção, também conhecidos como Língua Presa.



A fonoaudióloga ressalta que o teste é rápido e eficiente. Ela dá dicas de como identificar o problema ainda no início. Ela explica que não é preciso esperar a criança começar a falar para detectar o problema.



"Quando a criança possui a alteração, o bebê vai ter muita dificuldade para mamar, organizar o leite para engolir. Na hora do choro, as bordas laterais da língua vão movimentar mais que a parte anterior, que é o ápice, isso são características a serem observadas. Geralmente os pais observam mais por volta de um ou dois anos, quando a criança começa a falar. O procedimento de correção é o pique, que é o corte feito no frênulo. Super rápido, eficaz e é super importante que se faça para que a língua venha a ter os movimentos que precisa", disse a fonoaudióloga.



Em Roraima o teste da linguinha ainda não é realizado e a Secretaria Estadual de Saúde informou que aguarda as orientações do Ministério da Saúde (MS) para a regulamentação e instituição de padrões. O teste da linguinha faz parte da lista de exames da triagem neonatal que o recém nascido deve passar. Entre os exames se destacam o do pezinho e da orelhinha.