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NOTÍCIA

Mais de 90% dos estudantes que chegam ao ENEM não têm bom desempenho em matemática

Data: Terça-feira, 23/12/2014 00:00
Fonte: Universia Brasil

Mais de 90% dos estudantes brasileirosconcluintes do Ensino Médio chegam aoENEM sem o conhecimento básico emmatemática, segundo as avaliações de desempenho realizadas pelo MEC. O movimento Todos pela Educação concluiu que apenas um pouco mais de 9% dos alunos  aprenderam de fato o conteúdo transmitido em sala de aula.

  

O índice é ainda menor que o registrado anteriormente, em 2011: nesse ano, 10,3% estudantes apresentaram desempenho adequado na matéria. Segundo a diretora executiva do movimento, Priscila Cruz, esse déficit apresentado pelos alunos significa uma negação a um futuro digno para esses estudantes: “eles não conseguem ter acesso ao básico da matemática, não conseguem avaliar um contrato de aluguel ou projetar o que pagam de juros em uma prestação. É o básico para viver a vida"- afirma a diretora.

 

Nas provas do  ENEM 2013, apenas 53 escolas em todo o país obtiveram um desempenho máximo em matemática. Dentre essas instituições, 47 apresentam alto nível socioeconômico. A prova foi feita por mais de 5 milhões de estudantes.

 

Há também uma diferença em relação à formação dos professores: nas escolas que apresentaram as maiores médias na matéria, mais da metade das disciplinas são ensinadas por educadores com formação superior, seja de licenciatura ou de bacharelado. Além disso, esses docentes possuem algum curso complementar na mesma área em que lecionam. Já nas instituições que apresentaram o nível mais baixo, a porcentagem não chega à metade.

 

As notas do ENEM são usadas como pré-requisito para o ingresso em universidades públicas, além de servir para a participação em programas de intercâmbio, obtenção de bolsas e financiamento em instituições privadas.

 

O exame é dividido em matemática, redaçãoportuguêsciências humanas e ciências da natureza. Para a correção, é usado um método específico: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Segundo o Inep, essa metodologia estima as dificuldades dos itens e a proficiência dos participantes.