ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Premiê da Austrália alerta sobre “falatório terrorista”; país lembra vítimas de ataque

Data: Terça-feira, 23/12/2014 00:00
Fonte: Por Jane Wardell (Reuters)

O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse nesta terça-feira que autoridades da área de segurança interceptaram uma alta incidência de “falatório terrorista” logo depois da tomada de reféns no café de Sydney.


Ao mesmo tempo que cerimônias ocorriam em memória das duas vítimas da ação no café que durou 16 horas na semana passada, Abbott alertou que a população precisava permanecer alerta às vésperas do Natal e do Ano Novo.


"As agências de segurança nacional indicaram hoje que houve uma alta incidência de falatório terrorista depois do ocorrido em Martin Place", disse Abbott à imprensa em Sydney.


Man Haron Monis fez, armado, reféns no café Lindt Chocolate em Martin Place, uma área central de Sydney de lojas e escritórios, num ataque iniciado na manhã da segunda-feira da semana passada.


Dois reféns, o gerente do café, Tori Johnson, e a advogada Katrina Dawson foram mortos, juntos com Monis, quando a polícia invadiu o café. Uma investigação sobre o ocorrido e as mortes está sendo feita.


"Estou alertando as pessoas para o fato de que o nível de ameaça se mantém alto e que, a este nível, um ataque é provável”, disse Abbott.


A polícia afirmou que vai aumentar a sua presença em locais proeminentes, como a região do Sydney Opera House, no período de Natal.


Alguns dos 17 reféns feitos por Monis estiveram no funeral de Johnson, de 34 anos, numa igreja a metros do café. Autoridades do estado de Nova Gales do Sul também compareceram.  

 

Uma citação do filósofo Rumi sob a foto de Johnson ilustrava a capa do guia da cerimônia: “Para além das ideias do que é errado e correto, há um lugar. Eu te encontrarei lá”.


Mais de mil pessoas estiveram presentes na cerimônia em separado para Dawson, de 38 anos, na Universidade de Sydney. Os três filhos dela, de quatro, seis e oito anos, escolheram músicas para a ocasião.


Um tapete de milhares de buquês de flores foi retirado de Martin Place nesta terça-feira. As flores serão trituradas e espalhadas em local ainda a ser determinado.


O líder da oposição de Nova Gales do Sul, John Robertson, renunciou, pressionado pela revelação de que ele assinara uma carta de apoio para que Monis tivesse acesso aos filhos, numa disputa com a segunda mulher.