ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Lula elogia pequenas construtoras e defende que elas prestem serviço para Minha Casa Minha Vida

Data: Sábado, 20/12/2014 00:00
Fonte: O Globo

No momento em que as grandes empreiteiras do país enfrentam um desgaste nacional por ter executivos presos acusados de integrar o esquema de corrupção na Petrobras, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou neste sábado pequenas construtoras e defendeu que elas passem a trabalhar para o programa Minha Casa Minha Vida. O discurso foi feito durante a entrega de 192 apartamentos populares em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, construídos pela versão do Minha Casa Minha Vida gerenciada por movimentos de moradia. Lula criticou as moradias feitas pelas grandes construtoras, que atualmente dominam as obras do programa federal.


Pelo modelo tradicional do programa habitacional, as moradias entregues à população de baixa renda têm pouco mais de 30 metros quadrados. Pelo mesmo preço, cerca de R$ 96 mil por unidade, os apartamentos entregues nesta tarde foram construídos com 60 metros quadrados. A prestação para o morador fica em torno de R$ 80 por mês.


— Eu estava em Araçatuba com um empresário e ele me dizia: Lula, eu faço apartamento de 60 metros quadrados para o Minha Casa Minha Vida. Ele queria que eu fosse visitar. Se nós fizermos um grupo de empresários como este de Araçatuba, capaz de fazer prédio como esse pelo preço do Minha Casa Minha Vida, eu acho que nós temos que utilizar vocês para melhorar a qualidade das casas feitas para o povo — disse o ex-presidente, dirigindo-se ao representante da construtora Esecon, responsável pelas unidades entregues no evento desta tarde.


Lula disse que tentará convencer a presidente Dilma Rousseff a participar da inauguração das próximas unidades do Minha Casa Minha Vida cujas obras são gerenciadas pelos movimentos de moradia.


Neste sábado, foram entregues as primeiras 192 unidades de um empreendimento de mais de mil apartamentos coordenado pelo Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST). Atualmente, a quantidade de moradias entregues por essa versão do programa federal não representa nem 5% de toda a produção do país. Segundo a gerente nacional de Entidades Urbanas da Caixa Econômica Federal, Eleonora Lisboa Mascia, são apenas cerca de 50 mil num total de 3 milhões de unidades concluídas até hoje.