ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Taques vai apresentar à sociedade raio-X sobre gestão de Silval

Levantamento da situação do Estado foi feita pela equipe de transição nos últimos meses

Data: Terça-feira, 09/12/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS/ DOUGLAS TRIELLI

O governador eleito Pedro Taques (PDT) irá apresentar na próxima semana, durante audiência pública, um diagnóstico feito por sua equipe de transição, relacionada à situação da gestão do governador Silval Barbosa (PMDB).


A compilação das informações colhidas está sendo feita pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais. A assessoria de Taques disse que a audiência ainda não tem data nem local definidos.


O objetivo do governador eleito é colocar a opinião pública a par da situação. "Tudo será feito de modo extremamente didático, para que a população saiba como o governador está assumindo a máquina do Estado. Nada será escondido", disse uma fonte da equipe de transição.


"Tudo será feito de modo extremamente didático, para que a população saiba como o governador está assumindo a máquina do Estado. Nada será escondido"


Segundo apurou a reportagem, a situação, de modo geral, é considerada "crítica" pela equipe de Taques. Em alguns setores, porém, os levantamentos de dados revelariam situações "caóticas".


“Encontramos de tudo um pouco, mas quem vai dar publicidade a isso é o próprio governador eleito com a equipe de secretários”, disse Otaviano Pivetta, chefe da transição.


Sua equipe concluiu os trabalhos na última segunda-feira (08). Ficou a cargo da equipe as tarefas de buscar o entendimento do lotacionagrama do Estado, os empenhos, contratos vigentes e contratos a vencer, a atual estrutura, o orçamento utilizado e os possíveis déficits.


Agora, a equipe se concentra no planejamento dos primeiros 100 dias do Governo Taques. O trabalho será baseado nos dados encontrados no diagnóstico concluído ontem.


Redução de secretarias

Inicialmente, a equipe de transição anunciou uma possível redução no número de secretarias do Estado, das atuais 19 para 12 pastas.


O enxugamento seria possível, a partir da fusão de algumas pastas, bem como a extinção de outras.


Questionado se esse número já foi fechado, Pivetta disse apenas que “deve ficar em torno de 13 secretarias”, mas preferiu não detalhar um possível organograma.


A partir do fechamento do relatório elaborado pela equipe de transição, um texto será produzido com a proposta de enxugamento da máquina administrativa e, em seguida, remetido para a Assembleia Legislativa, para ser colocado em votação.