ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

EUA entrega militante paquistanês sênior detido no Afeganistão

Data: Domingo, 07/12/2014 00:00
Fonte: Reuters

Os Estados Unidos entregaram ao Paquistão três prisioneiros, incluindo um militante sênior do Talibã preso no Afeganistão, enquanto Washington corre para esvaziar sua prisão afegã antes de perder o direito legal de deter pessoas no local no final do ano.


As forças americanas capturaram Latif Mehsud, o ex-comandante número dois da facção do Talibã do Paquistão, em outubro de 2013, em uma operação que irritou o então presidente afegão, Hamid Karzai.


Mehsud, um paquistanês, e seus dois guardas foram secretamente levados de avião para o Paquistão, disseram dois altos funcionários de segurança do Paquistão à Reuters. Os militares dos EUA confirmaram que três prisioneiros foram transferidos para a custódia do Paquistão no sábado, mas não quis revelar suas identidades.


"O comandante sênior do TTP Latif Mehsud, que foi preso, foi entregue a autoridades paquistanesas, juntamente com seus guardas", disse um oficial de segurança paquistanês. "Eles chegaram a Islamabad."


As transferências coincidiram, com a visita do Secretário de Defesa dos EUA Chuck Hagel, que está de saída do cargo, para o Afeganistão.


Eles também seguem uma série de ataques aéreos dos EUA contra o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), ou Talibã Paquistanês, e a al Qaeda. No sábado, os militares paquistaneses mataram um comandante da Al Qaeda acusado de conspirar para bombardear o metrô de Nova York.


O dilema sobre o que fazer com os prisioneiros detidos na prisão norte de Cabul reacendeu a indignação com a política norte-americana de rendição nas fases iniciais da guerra do Afeganistão.


O destino dos prisioneiros restantes não tinha sido decidido e eles poderiam ser devolvidos aos seus países de origem, trazidos para o sistema legal dos Estados Unidos ou para a prisão de Guantánamo, em Cuba, disse o comandante do centro de detenção, à Reuters, em setembro.


(Por Kay Johnson e Saud Mehsud)