ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aprosoja MT lança campanha para orientar no combate à ferrugem asiática

Data: Quinta-feira, 04/12/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria (foto: Fundação MT)

 

A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) iniciou nesta quarta (4/12) uma campanha publicitária direcionada a seus associados para disseminar as estratégias mais eficientes de combate à ferrugem asiática. Considerada a principal praga da sojicultora comercial, a doença é causada por fungos e está no topo das preocupações dos produtores.


A orientação central é para que o agricultor adote fungicidas com diferentes modos de ação. Essa prática evita que a resistência dos fungos nas lavouras aumente devido ao uso repetido de um mesmo princípio ativo. “Assim como nosso médico recomenda que a gente evite usar sempre um mesmo antibiótico, não devemos repetir o fungicida. O efeito é o mesmo”, compara o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.


O garoto propaganda da campanha é o fitopatologista José Tadashi, pesquisador que detectou a doença no Brasil e também alertou sobre a necessidade do Vazio Sanitário. Durante este período, os produtores rurais de Mato Grosso são proibidos de plantar soja e devem destruir as plantas que nascem voluntariamente em beiras de estradas e até nas cidades.


O Consórcio Antiferrugem, união de entidades criada para monitorar a ferrugem asiática, orienta que os produtores rurais manejem a lavoura de modo a eliminar plantas voluntárias e detectar a doença em estágios iniciais.