ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína: Empreiteiras e Indígenas discutem verbas compensatórias

Data: Quarta-feira, 16/02/2011 00:00
Fonte:

Cleber Batista

O encontro ocorreu no auditório da secretaria de assistência social de Juína. Vários indígenas acompanharam o debate. “Eles querem garantir recursos para investir em práticas realizadas nas aldeias”, contou Antônio Carlos de Aquino gerente regional da Funai.

Representantes das empresas Juruena Energia, Energia Maggi e líderes indígenas, depois de muita conversa chegaram a um acordo. “Nós queremos ser parceiros dos povos, porém eles tem de entender que tudo evolui , precisamos aproveitar o potencial que será útil para toda sociedade”, opinou Nildo Nunes representante da Juruena Energia.

Um estudo sobre os possíveis impactos no Rio Juruena, região onde estão sendo construídas pelo menos 8 PCHs está sendo realizado pela Funai. “O propósito é avaliar que impactos as obras podem ou não trazer para os povos que habitam a região”, informou Vivian Souza assessora da Funai Brasília.
O acordo entre as empreiteiras garantirá que os indíos possam tem recursos que serão investidos na estrutura dos rituais de pesca que acontece nos rios existententes nas aldeias. Eles alegam que precisam ser compensados pelos impactos ambientais que as obras tem proporcionado. “Temos preocupações de garantir a tradição dos nossos povos” contou Dalyamacê Enawene líder indígena.
O Programa Básico Ambiental (PBA) já possibilitou repasses de recursos aos nativos. O acordo entre a Associação dos Povos Indígenas Enawene nawe, a Funai e as Empreiteiras já garantiram recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. O novo acordo firmado vai garantir mais R$ 125 mil que serão parcelados até o mês de julho. “Outros acordos firmados estão rigorasamente sendo cumpridos, queremos a harmonia e o diálogo com os indíos”. Informou Frederico Müller representante da Energia Maggi.
Estão em processo de finalização as obras de 5 PCHs, outras 3 deverão ser começadas assim que parte dos estudos em andamento forem concluídos. Todas são da iniciativa privada, duas  pertecem a Juruena Energia e três a Energia Maggi. Pequena Central Hidrelétrica, ou abreviado simplesmente por PCH, é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja inferior a 30 MW.