ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 800 participam de Concurso de Redação e Desenho Florestal promovido por Simno e Cipem na Região Noroeste

Data: Terça-feira, 02/12/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria


As cidades de Brasnorte, Cotriguaçú e Juruena foram escolhidas nesse ano para sediar a 2ª edição do Concurso Estadual de Redação e Desenho Florestal - “A importância da manutenção da floresta em pé por meio do manejo florestal" -, de iniciativa do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e Serviço Social da Indústria (Sesi).



O concurso foi voltado para crianças e adolescentes e teve por objetivo mostrar quão importante é o plano de manejo sustentável e demonstrar que o setor de base florestal está preocupado com a preservação da natureza, pois com o manejo sustentável a perpetuação da floresta é certa. No ano passado o curso foi realizado em Juína e Colniza com a participação de quase 500 inscritos. Nesse ano foram 820 participantes de 17 escolas.



Para a 2ª edição engenheiros florestais e industrial madeireiro explicaram em diversas unidades escolares dos municípios a importância do manejo numa floresta, objetivando mantê-la em pé. Em Brasnorte a vencedora do Concurso de Desenho para alunos do Ensino Fundamental foi Aline Farina Arfeli, da Escola Municipal Pastor José Genésio da Silva. O 2º ficou com Hortência Barbosa Squarie, da Escola Municipal Pastor José Genésio da Silva e em 3º Lugar Jackson José Vieira, da Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho. A professora que ganhou o celular é Adriana Barbosa Martine.



No Concurso de Redação para o Ensino Fundamental a vencedora de Brasnorte é Nayhara Aparecida Paulino Araujo, da Escola Maria Candida de Lima. O 2º Lugar foi para o jovem Lucas Michels Cabral, da Escola Municipal Terezinha Gonçalves da Silva e 3º Lugar para Victor Hugo Becher Aguiar, da Escola Santos Dumont. A professora que ganhou o celular é Vanilza Conceição de Freitas.



No Concurso de redação para o Ensino Médio a campeã foi Gabriely Milene de Almeida, da Escola Maria Candida de Lima. O 2º Lugar ficou com Halyson Manosso, da Escola Estadual Evaldo Meyer Roderjan e o 3º Lugar com Jefferson Becher Aguiar, da Escola Santos Dumont. A professora que ganhou o celular é Raquel Verginia de Paiva Antunes. A entrega foi realizada na sexta (28) no anfiteatro da câmara municipal de vereadores às 10h e contou com a presença da secretária de educação Izabel Cristina e dos vereadores Gerrar e Nilso Polinski. A escola ganhadora da impressora foi a EMEB 1° de Junho.



Na cidade de Cotriguaçu a vencedora do Concurso de Desenho para o “Ensino Fundamental” foi Jennifer da Roza Rodrigues, da Escola Municipal 07 de Setembro. O 2º Lugar foi para Evellyn Karolline de Deus Gollo, da Escola Municipal Paulo Freire, e 3º Lugar com Rafael da Cruz, da Escola Municipal Benicio TTretel da Silva. ) A professora que ganhou o celular é a Srª Gerciane Francisca Paulino.



No Concurso de Redação para alunos “Ensino Fundamental” a grande campeã foi Emilli Farias Teixeira, da Escola Municipal Benicio TTretel da Silva. O 2º Lugar ficou com Jaqueline Alessandra Martins Romeiro da Silva, da Escola Municipal Benicio TTretel da Silva e em 3º Lugar Isaias Teófilo Gomes, da Escola Municipal Benicio TTretel da Silva. A Professora que ganhou o celular é Valcilene Pereira Batista.



Ainda em Cotriguaçú, foi realizado o Concurso de Redação para os alunos do Ensino Médio que premiou a aluna Regina Paola Riedel, da Escola Maria da Gloria Vargas Ochoa, com o primeiro lugar. Em 2º ficou Valeria Schoffen de Araujo, da Escola Maria da Gloria Vargas Ochoa, e 3º Lugar com Erika Cavalcante Ribeiro, da Escola Maria da Gloria Vargas Ochoa. A professora Giovana Maricelia de Lima Montilha ganhou um celular.



A entrega de prêmios aconteceu na Câmara Municipal de Cotriguaçú às 09h dessa quinta-feira (27). Dentre as autoridades presentes esteve a prefeita Rose Nervis, a Secretária de Educação Claudiane Borchet Grespan e o Secretário de Esportes Sergio Ferreira Da Silva. O vice presidente do Simno em Cotriguaçú, Artêmio Richter, também compareceu e agradeceu a parceria na execução do projeto. A escola Maria da Gloria Vargas Ochôa faturou uma impressora.



Em Juruena o vencedor do concurso de desenho foi a jovem Tatiane Chaves dos Santos Evangelista, da Escola 04 de Julho, ficando o 2º e 3º lugares com Gabriel Santos Boza, da Escola 07 de Maio, e Salety Mateus Dos Anjos, da Escola 04 de Julho, respectivamente. A professora que ganhou o celular é Leila Cristina da Silva.



Já o Concurso de Redação para o “Ensino Fundamental”, teve como vencedor a aluna Rhaoane Milke de Moraes, da Escola Municipal 04 de Julho. A professora que foi agraciada com um celular é Maria Angélica de Santos. O 2 º lugar do concurso ficou com Elizane Martins de Oliveira, da Escola Municipal 04 de Julho e o 3º Lugar com Alessandra da Silva Lima, também da Escola Municipal 04 de Julho. A escola Municipal 04 de Julho foi a vencedora da impressora.



A entrega dos prêmios ocorreu na secretaria de educação, às 14h do dia 27 de novembro e contou com a presença do prefeito de Juruena, Cicílio Rosa Neto, e do vice-presidente do sindicato, Fellipe Stuhler. Para Fellipe a iniciativa do Simno conseguiu aproximar os jovens ao setor de base florestal onde puderam conhecer a realidade e ver a importância dele para a nossa região. Já o prefeito Neto parabenizou o Simno e Cipem pela iniciativa de promover o concurso e ao mesmo tempo incentivá-los a preservação e conscientização do meio ambiente.



Em Brasnorte foram 09 escolas sendo 160 alunos participantes do Concurso de Redação (91 do Ensino Fundamental e 69 do Ensino Médio) e 236 no Concurso de Desenho. Em Cotriguaçú alunos de 05 escolas participaram, sendo 61 no Concurso de Redação (42 do Ensino Fundamental e 19 do Médio) e 228 no Concurso de Desenho. E em Juruena participaram alunos de 03 escolas, sendo 14 do Ensino Fundamental e 14 no Ensino Médio no Concurso de Redação. No Concurso de Desenho foram 121 participantes.



Para o presidente do Simno, Roberto Rios, a ação foi importante no sentido de conscientizar os estudantes e ao mesmo tempo limpar a imagem de 'vilão da floresta' que o setor tem. "É justamente o contrário, precisamos que a sociedade entenda que nós somos quem mais protege a floresta, afinal, precisamos dela em pé para mantermos nossa atividade funcionando", frisou.