ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mulher da a luz dentro de ambulância por causa atoleiros em MT

Data: Terça-feira, 15/02/2011 00:00
Fonte:

Acesse Noticias

Uma mulher deu a luz a um bebe na estrada que liga o Distrito de Paranorte, distante 145 km sede do município de Juara, sem que chegar ao Hospital Municipal da cidade, porque a estrada esta em péssimas condições e a ambulância atolou no trajeto.  Segundo a técnica de enfermagem Cleuza Maria Ribeiro da Silvade, de Paranorte, Marlei B.  a procurou antes da data prevista pelo medico já sentindo dores, antes da data prevista pelo médico. Mas, com a estrada em más condições a viagem foi demorada e a paciente entrou em trabalho de parto durante o percurso.

Cerca de um mês atrás outro parto aconteceu nessa mesma estrada. Mas desta vez aconteceu logo cedo ao amanhecer o domingo, dia 13, diferente do outro que foi à noite. A técnica de enfermagem que acompanha os pacientes no percurso entre distrito e sede do município, em uma viagem de 145 km que chega a durar um dia inteiro, realizou os partos em uma espaço que praticamente inexiste no interior da ambulância.

O motorista da ambulância, Ricardo Sepúlveda, informou que saiu de Paranorte às 7h30 da manhã e que logo na saída havia um grande atoleiro que com dificuldade foi deixado para trás. No trecho conhecido como por "Morro do índio" havia um segundo atoleiro. Segundo Ricardo a Prefeitura arrumou o trecho ha poucos dias, mas os caminhões de toras que transitam diuturnamente destruíram a estrada por causa do excesso de peso.

A estrada que liga o Distrito de Paranorte a Juara tem 145 quilômetros de extensão. É o principal canal de escoamento de madeira em tora, por se tratar de região altamente produtora para essa atividade extrativista.

Em tempos de seca é possível percorrer o trajeto em 3 horas de viagem, mas nessa época chuvosa leva-se 8 horas para percorrer, informou o motorista da ambulância. Ele só conseguiu chegar ao destino às 15 horas com a mãe a criança em bom estado de saúde.

Os maquinários do Consócio Intermunicipal de Transportes, cedidos pelo governo do estado ao município por meio de comodato e que deviam realizando a manutenção das vias, estão aquartelados no 21º BPM até que seja assinado o contrato para o exercício de 2011.