ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

FLORESTAR 2014: Encontro de Reflorestadores de MT abordará PDFS e futuro do mercado

Data: Segunda-feira, 24/11/2014 00:00
Fonte: Assessoria Cipem e Arefloresta

Ciente da importância da revitalização de políticas públicas na direção do crescimento do setor de base florestal é que o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), sob a gestão de Geraldo Bento, é um dos patrocinadores do 10º Encontro de Reflorestadores de Mato Grosso, evento que ocorre nos próximos dias 25 e 26.11, no Business Prime Hotel, em Cuiabá.

 

O diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, explica que este Programa é a base para o fortalecimento do mercado que tem um potencial imenso tanto na área de floresta nativa quanto na plantada, que, conforme aponta o estudo, pode saltar em 20 anos dos 240 mil hectares atuais para 500 mil hectares caso haja alinhamento de pensamento entre o mercado e as políticas públicas do próximo governo estadual.

 
O objetivo do evento, conforme a responsável pela organização, Cibele Kotsubo, é o de nivelar informações dentre os produtores florestais, acadêmicos, enfim, toda a cadeia produtiva florestal e profissionais da área de construção civil. Por isso, dentre os diversos assuntos abordados a apresentação do Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável (PDFS) no evento, é um dos pontos altos, uma vez que o Programa será muito importante para nortear uma legislação condizente com a realidade do mercado já que foi construída em conjunto entre a base e o governo para aparar arestas dos entraves que perseguem o setor e impedem seu crescimento. O Reflorestar, segundo ela, também vai servir para coletar demandas a serem discutidas após o final do evento, na assembleia geral dos associados da Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), que é a organizadora do Encontro juntamente com o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT).

 

De acordo com o presidente da Arefloresta, FaustoTakizawa, o evento vai atualizar e informar aos produtores florestais sobre os assuntos econômicos e de mercado do setor de florestas plantadas. Na terça-feira (25), a programação está prevista para começar a partir das 7h30. Participam do quadro de palestrantes Ivan Tomaselli, da empresa STCP; Humberto Tuffolo, da Montana Química; Lucas Maceno, da TecVerde; Fábio Machado, da Bortolot Termelétricas; Glauber Silveira, da Agroplante e Fausto Takizawa, da Floresteca S.A.

 

Já na quarta-feira (26), será realizada uma visita técnica no Distrito Industrial de Várzea Grande, região metropolitana da capital. O encontro começa às 7h e encerra ao meio dia. Conforme o presidente, nas outras edições os temas eram voltados para assuntos técnicos florestais. Mas como o estado já possui uma base florestal plantada maior, o tema será referente ao “Mercado de Florestas Plantadas no Estado de Mato Grosso”. Ao todo, são mais de 200 mil hectares plantados entre Eucalipto, Teca, Seringueira, entre outras espécies nativas e exóticas.

 

Inscrições

 

Ainda de acordo com o presidente, associados da Arefloresta-MT não pagam taxa de inscrição. Já os não associados que desejarem prestigiar o evento poderão se inscrever pelo site http://www.arefloresta.org.br/agenda-de-eventos/evento.asp?id=102 .


Os valores para inscrição são de R$ 120,00 para profissionais e R$ 80,00 para estudantes.