ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mulher é declarada inocente após passar 17 anos na prisão nos EUA

Data: Domingo, 23/11/2014 00:00
Fonte: Por: Correio do Estado com G1

Uma mulher que passou 17 anos em uma prisão na Flórida por um assassinato que não cometeu foi declarada factualmente inocente na sexta-feira (21), abrindo caminho para que receba CERCA de US$ 600 mil do estado como compensação.


Susan Mellen, de 59 anos, disse que estava “grata demais” pela determinação, que veio cerca de seis semanas depois de sua condenação ser anulada e ela ter sido liberada de uma prisão estadual.



“Sinto-me realmente mal pelo que aconteceu aqui”, disse o juiz Mark ARNOLD, segundo o serviço de notícias municipal.



Arnold cancelou a condenação de Mellen pelo espancamento até a morte de um morador de rua por que ela foi mal representada no tribunal e por que uma mulher que declarou ter ouvido Mellen confessar o CRIME era uma mentirosa habitual.



A condenação de Mellen por planejar o assassinato de RICHARD Daly em uma casa em Lawndale onde ela morava com outras pessoas foi baseada no depoimento de testemunhas.



A procuradora adjunta Loren Naiman, que não atuou no caso durante o julgamento, disse que o depoimento incriminador era duvidoso e pediu ao juiz para anular a condenação.



Três integrantes de uma gangue foram posteriormente ligados ao crime, e um deles passou pelo detector de mentiras e afirmou que Mellen não tinha participado.



O caso de Mellen foi conduzido por Deirdre O’Connor, que comanda a Innocence Matters, que BUSCA inocentar aqueles que foram condenados erroneamente. O’Connor disse que o investigador que prendeu Mellen também foi responsável por um caso em 1994 que terminou com dois condenados sendo posteriormente inocentados.



A declaração de inocência factual é rara. Ela permite que Mellen, que deixou a prisão falida, reivindique do estado US$ 100 por cada dia que passou presa.



Mellen disse que chorou todas as noites na prisão, mas que nunca perdeu a fé de que voltaria a ficar com seus três filhos, agora adultos. Seus filhos mais novos tinham 7 e 9 anos quando ela foi presa.



Ela tinha rabiscado a palavra “liberdade” na sola de seus sapatos por que planejava um dia caminhar livre. Na sexta, ela era não apenas livre, mas inocente.