ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo federal não vai prorrogar desoneração do IPI para ve

A decisão sobre repassar a alta do imposto integralmente para o preço final será de cada empresa.

Data: Sexta-feira, 21/11/2014 00:00
Fonte: Correio 24 Horas
 
Foto: www.correio24horas.com.br
 
 
O governo federal está decidido a recompor integralmente a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis em janeiro de 2015, segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. Ele se reuniu, ontem, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que, segundo Moan, reafirmou a decisão do governo de voltar à alíquota, como já estava previsto. 


Mesmo com a alta do imposto, a Anfavea prevê que a venda de automóveis será maior em 2015 do que em 2014 - mas ainda não tem um número projetado, de acordo com o presidente. Em 1º de janeiro, a alíquota para os carros populares subirá de 3% para 7%, enquanto o tributo para os carros médios subirá de 9% para 11% (no caso dos motores flex) e para 13% (a gasolina). “Eu toquei no assunto, mas a posição é de que há decisão do governo pela implementação da alíquota cheia do IPI em janeiro”, disse, acrescentando que não pediu explicações sobre os motivos.


A decisão sobre repassar a alta do imposto integralmente para o preço final será de cada empresa, segundo Moan. “Vamos continuar trabalhando na produção, nas promoções de venda e vamos continuar aqui. Estamos no Brasil há mais de 90 anos e vamos continuar nos próximos 90”, disse. Ele negou que o setor tenha planos de promover demissões.


“A indústria tem seus trabalhadores em nível muito qualificado. A indústria sempre evitou fazer redução do pessoal pelo investimento que foi feito, então vamos lutar o máximo possível para continuar produzindo”. Moan comemorou que as vendas, em novembro, estão superiores a 13 mil veículos por dia. “Em outubro, estávamos brigando para atingir 13 mil unidades diárias. Este mês, já estamos brigando para superar outras metas”.


O presidente da Anfavea afirmou, ainda, que o crédito para financiamento de veículos está voltando. Em setembro, houve aumento de quase 8% no número de veículos financiados. Em outubro, subiu em torno de 10%.