ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sem-teto entram em confronto com PM no Centro de SP

Reintegração de posse de prédio estava prevista para esta quarta. Grupo ateou fogo no edifício e tentou ocupar outros imóveis.

Data: Quarta-feira, 19/11/2014 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo

 


Um grupo de sem-teto entrou em confronto com a Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (19) no Centro de São Paulo. Os sem-teto deveriam desocupar um prédio e chegaram a atear fogo no imóvel que fica na Rua Conselheiro Crispiniano. Depois, tentaram invadir outro edifício. Duas pessoas foram detidas. Uma delas foi levada para a delegacia e liberada.

 

As lideranças do Movimento dos Sem-Teto de São Paulo (MSTS) estimam que 150 famílias moravam no prédio na Rua Conselheiro Crispiniano havia um ano. Durante a madrugada, parte dos moradores foi procurar abrigo no Cine Marrocos, quase em frente ao imóvel, que já estava ocupado.



Como nem todos puderam ficar nesta ocupação, outra parte dos sem-teto foi para Barão de Limeira para tentar uma nova invasão. A PM usou bombas e gás de pimenta para evitar a ocupação. Pelo menos uma criança estava com o grupo no momento do confronto. O menino tinha uma marca no pescoço que pode ter sido causada por estilhaços.


Os sem-teto seguiram, então, para um terceiro endereço, na Rua Boa Vista, e a PM continuou acompanhando a ação. Eles também tentaram bloquear a Rua Conselheiro Crispiniano e houve novo confronto. Os sem-teto jogavam pneus no meio da rua, que foi desobstruída pelos policiais.  


Incêndio
Quando o incêndio começou, no terceiro andar do prédio, ainda havia pessoas em seu interior. Um morador subiu até o telhado e pediu ajuda. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas em 40 minutos. Ninguém ficou ferido. Os integrantes do movimento não negam ter colocado fogo no prédio, que vai passar por perícia.


Confusão reintegração de posse em São Paulo (Foto: Reprodução)
Confusão reintegração de posse em São Paulo
(Foto: Reprodução)

A reintegração prevista para esta quarta-feira já tinha sido marcada outras vezes. De acordo com os ocupantes, a confusão começou porque a Polícia Militar chegou antes do previsto. A corporação disse que chegou mais cedo porque o grupo tentou invadir outros imóveis.


O movimento contou que precisava de outros espaços para alojar as famílias já que as ocupações mais antigas não têm capacidade para receber mais sem-teto.



Trânsito
Nesta manhã, a reintegração de posse oficial ainda não havia sido feita, mas o prédio já estava vazio. A São Paulo Transportes (SPTrans) desviou o trajeto de 43 linhas. A Rua Conselheiro Crispiniano continuou bloqueada até o início da manhã desta quarta, na altura da esquina com a Praça Ramos de Azevedo. Às 6h45, ela já estava liberada.


Prédio desocupado na madrugada desta quarta-feira no Centro de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)Prédio desocupado na madrugada desta quarta-feira no Centro de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)