ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Poço de Carbono é destaque no Anuário de Agricultura Familiar 2014

Data: Sexta-feira, 14/11/2014 00:00
Fonte: Assessoria Poço de Carbono Juruena Keka Werneck


No Ano Internacional da Agricultura Familiar, o projeto Poço de Carbono Juruena é um dos destaques do Anuário Brasileiro da Agricultara Familiar, edição 2014, como exemplo de iniciativa voltada para o crescimento econômico e sustentável na região amazônica.


A revista dedicou três páginas para falar da iniciativa que atua pela melhoria da renda de pequenos agricultores em Juruena, Noroeste de Mato Grosso, região conhecida como “Arco do Desmatamento”.


Sempre aliando o crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável e a conservação da floresta, a iniciativa – que tem o patrocínio da Petrobras – mudou o comportamento da comunidade local ao lidar com os produtos florestais não madeireiros, como a castanha do Brasil.


O Anuário destaca que uma das preocupações do projeto é a recuperação de áreas degradadas, associando o reflorestamento ao sequestro de carbono, garantindo assim a realização da fotossíntese, primordial para a qualidade do ar que todos respiram. Outra preocupação, conforme destaca o Anuário, é interferir positivamente, através de práticas agroecológicas, na mitigação das mudanças climáticas.


A reportagem reconhece que, orientados pelo projeto, os agricultores conseguem melhorar o manejo das frutas, verduras e legumes, que eles mesmos cultivam, conseguindo, assim, vendê-las com melhor qualidade. Dentre os produtos cultivados na região destacam-se o cupuaçu, palmito, cacau, araçá, açaí e a pupunha – palmeira muito procurada pela capacidade que tem de gerar renda em uma pequena área e em um curto prazo.


O projeto teve início em 2010 e na primeira fase de execução mais de 2 milhões de mudas de espécies nativas foram plantadas em sistemas agroflorestais. Em 2013 houve o plantio de mais 260 mil. Por conta dos bons resultados alcançados naquela primeira etapa, a Petrobras renovou o patrocínio do projeto, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, por mais dois anos, que deverá ser concluído ao final de 2014.


A publicação do Anuário também destaca que o Poço de Carbono faz com que toda a família participe do processo de uso sustentável de recursos naturais. O projeto também possui um viés educacional envolvendo mais de 2 mil alunos e mais de 40 professores nas iniciativas desenvolvidas. Todas as escolas do município estão incluídas nesse processo de educação ambiental.


A ação sustentável também mudou o comportamento de muitos agricultores que fizeram das áreas – até então degradadas pela pastagem - verdadeiros espaços agroflorestais onde são cultivadas espécies nativas arbóreas da região.


O Anuário Brasileiro da Agricultar Familiar ressalta que o Poço de Carbono Juruena é premiado internacionalmente por dar o exemplo econômico, social e de sustentabilidade. Em 2012 a iniciativa recebeu o Prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Por conta do reconhecimento internacional alcançado pelo projeto, diversos grupos – e instituições até de outros países – têm visitado a cidade de Juruena para conhecer a experiência.