ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Onda de assaltos aterroriza população de Aripuanã

Data: Quinta-feira, 13/11/2014 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS


Aripuanã, com aproximadamente 18 mil habitantes e distante 1.030 km da capital Cuiabá, vem vivenciando uma onda de assaltos que tomou conta do comércio local. Moradores estão preocupados com tantos furtos e assaltos no município. Segundo relatos, os bandidos não escolhem hora e por causa disso, a comunidade esta assustada e pede por segurança.


De acordo com uma das vitimas que tem seu comercio na avenida central, a ação dos bandidos não tem hora para acontecer, relatando sobre o assalto ter acontecido por volta do meio dia.


“Bandidos com motos vêm assustando em demasia a população. São assaltos e mais assaltos, os mesmos munidos com armas de fogo, assaltam todos que vêm à sua frente. Eles levam celulares, dinheiro, joias e o que lhes interessarem”, desabafou o dono de um posto de combustível.


Outra vítima foi um empresário do ramo de mercado, assaltado pela terceira vez e que também optou em não se identificar. “Não temos segurança, ninguém toma providência e os bandidos estão soltos, fazendo o que bem entendem. O que vamos fazer? Fechar as portas e ir embora?”, indagou o empresário.


Outras quatro mulheres foram vítimas de assalto na rua, com base nas informações coletadas, motociclistas passam devagar próximos às vitimas e levam celulares e bolsas. “Não da tempo de se quer identificar os meliantes e nem mesmo a moto, devido estarem sem placa”, dizem as vitimas. Outro caso não confirmado ainda foi o roubo de dinheiro de um aposentado na saída do banco.


Conforme os moradores, o que favorece a ação dos bandidos é o numero reduzido de policiamento na cidade. O município só conta com 12 policiais, sendo que alguns deles trabalham no Fórum e por ser uma região de comunidades distantes da sede, dificulta ainda mais o serviço e às vezes atendem o telefone, mas alegam que não têm efetivo naquele momento para proteger a cidade e a população.


Com relação ao policiamento, o Comandante Ribeiro, da 10ª CIPM, informa que o  efetivo de fato é pequeno, diante do tamanho do município, mas que esta é uma realidade vivenciada em varias delegacias do interior do Estado. “Apesar do efetivo ser pequeno, nunca deixamos de atender e averiguar as ocorrências. Mas acontece que a população também não colabora com a polícia e muitas vezes deixam de registrar Boletim de Ocorrência”, disse o policial.


Em meio ao verdadeiro caos que está se transformando a situação, o delegado da Policia Judiciária Civil de Aripuanã Dr. Vinicius de Assis Nazário, informou que irá marcar uma audiência pública no município com a participação dos comerciantes, empresários, com a presença da Polícia Militar e Poder Judiciário, além da população. O assunto principal será a segurança na área comercial, onde têm ocorrido muitos furtos e assaltos.

 

“Temos que desempenhar ações de prevenção, como o programa ‘Vizinhança Solidária’... A população de Aripuanã tem uma cultura tranquila, vemos pessoas nas ruas, com casas e carros abertos, e é preciso desenvolver nas pessoas a cautela, a atenção. Por isso a importância da orientação ao público, do trabalho preventivo. O cidadão deve colaborar”, explicou o Delegado.


Para identificar os autores dos delitos, a Policia conta com a colaboração da comunidade, por meio de denuncias ao telefone 190 (disque Denúncia). A Policia Judiciária Civil de Aripuanã esta à disposição da população pelo telefone (66)3565-1433.