ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vírus encontrado em algas altera capacidade mental de humanos

Data: Quarta-feira, 12/11/2014 00:00
Fonte: G1

Um vírus que afeta as algas verdes - algumas das quais são comestíveis - altera ligeiramente algumas capacidades mentais nos humanos, revelaram estudos americanos, que destacaram que no momento não deve ser considerado um perigo para a saúde pública.



O organismo, chamado ATCV-1 (Acanthocystis turfacea Chlorella), até agora considerado inofensivo, foi descoberto na garganta de pessoas em bom estado de saúde e que aparentemente "tiveram um conjunto de funções cognitivas afetadas, entre elas as responsáveis pelo processamento de informações visuais e pelo sentido da orientação".



Estes resultados preliminares, publicados recentemente na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS", ilustram a capacidade de certos micro-organismos de provocar alterações psicológicas sem provocar uma doença, explicaram os pesquisadores.



"Trata-se de um exemplo surpreendente, que mostra como um micro-organismo, aparentemente inofensivo, presente em nosso corpo, pode afetar nosso comportamento e nossa cognição", disse Robert Yolken, virologista do centro hospitalar universitário Johns Hopkins, em Baltimore, e principal autor dos estudos.



Contudo, os cientistas não acreditam que "o vírus deve ser considerado uma ameaça à saúde pública". Como parte de outro estudo, o pesquisador e sua equipe descobriram a presença do vírus ATCV-1 por acaso, ao analisar o DNA dos vírus e bactérias que formavam a flora microbiana na garganta de 92 pessoas saudáveis.



Cérebro afetado
Conhecido por infectar as algas verdes (ou clorofíceas) presentes nos mares, lagos e oceanos, o vírus estava presente em 42 dos 92 casos. O grupo infectado teve resultados piores em uma série de provas que mediam a rapidez do processamento de informações visuais por parte do cérebro.



Em seguida, foram feitas experiências em ratos de laboratório para analisar como o vírus afetava a capacidade de realizar certas tarefas e constataram efeitos similares aos observados nos humanos. Por exemplo, os ratos infectados apresentavam mais dificuldade para encontrar o caminho no labirinto e menor capacidade de atenção.



Uma análise dos seus tecidos cerebrais mostrou mudanças na expressão de genes múltiplos no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória e orientação espacial.