ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Bebê que engoliu presilha morre em Curitiba

Data: Terça-feira, 11/11/2014 00:00
Fonte: Bem Paraná com agências online

(foto: Facebook/Reprodução)


Um bebê de nove meses morreu nesta segunda-feira,10, por complicações depois de ter engolido uma presilha de cabelo. A menina Valentina foi internada no Hospital Pequeno Príncipe pela primeira vez em setembro, quando os médicos descobriram que o objeto estava preso no esôfago do bebê, causando uma crise convulsiva. A menina passou por uma cirurgia para a retirada da presilha e ficou internada por 4 dias na UTI.


Uma semana depois de receber alta, os problemas voltaram a aparecer. A bebê foi novamente internada e operada. Nos últimos dias, Valentina teve uma parada cardíaca, que impediu um procedimento de hemodiálise. A menina morreu por falência multipla de órgãos.


A história foi muito repercutida nas redes sociais depois que Amanda, mãe da menina, começou a pedir que amigos fizessem uma rede de oração para ajudar na recuperação de Valentina. O anúncio da morte da bebê foi feito pela mãe, também nas redes sociais.


O caso de Valentina não é isolado. Segundo o Hospital Pequeno Príncipe é cada vez mais comum que crianças cheguem ao hospítal por terem engolido objetos. Em 2012, foram realizadas 35 endoscopias para a retirada de objetos estranhos no canal digestório de bebês e crianças. Em 2013, o número saltou para 80 e até setembro deste ano, o procedimento foi realizado 57 vezes.


Os casos de objetos que sairam na evacuação ou por meio de cirurgia não estão incluidos nesses dados. O objeto mais ingerido pelas crianças são moedas, chegando a ter 3 casos de ingestão por semana no hospital.