ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Comando militar ucraniano denuncia novos ataques de milícias pró-Rússia

Data: Segunda-feira, 10/11/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

A milícias separatistas pró-Rússia atacaram as posições das tropas governamentais em treze ocasiões durante a noite de ontem, denunciou nesta segunda-feira o comando militar da Ucrânia em um comunicado sobre a situação no leste do país.


"A situação mais complexa é a da zona junto à cidade de Debaltsevo, onde os guerrilheiros atacaram com artilharia postos fortificados das forças que participam da Operação Antiterrorista (como Kiev chama a campanha contra os separatistas)", segundo o boletim divulgado no Facebook.


Segundo o comando militar ucraniano, nos ataques de ontem à noite não foram registradas mortes entre os soldados das forças governamentais, que responderam ao ataque.


"O aeroporto de Donetsk está sob nosso controle", disse a nota em referência à situação do terminal aéreo, que foi cenário de intensos combates nos últimos meses.


A cidade de Donetsk, com cerca de um milhão de habitantes antes do início do conflito, é o principal reduto dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.


Já o comando dos separatistas afirmou nesta segunda-feira que as tropas ucranianas atacaram ontem com fogo artilharia os arredores do aeroporto de Donetsk.


"As forças ucranianas empregaram projéteis incendiários contra os subúrbios do norte da cidade (Donetsk)", disse um porta-voz das milícias à agência russa "Interfax".


Em 5 de setembro foi declarado um cessar-fogo na zona de conflito, trégua que é respeitada em termos gerais, mas que não que levou a um fim das hostilidades. EFE