ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Agricultura familiar é tema de evento em Juína

Encontro acontece no salão paroquial da cidade e vai reunir pequenos produtores rurais e representantes de cooperativas e associações.

Data: Quinta-feira, 06/11/2014 00:00
Fonte: Juína News com Caroline Rodrigues

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso promove, na sexta-feira(7), o Encontro da Agricultura Familiar de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá). O evento será realizado no Salão Paroquial da cidade e a programação inclui palestras, casos de sucesso, apresentação de novas tecnologias e ideias inovadoras.


A primeira atividade é a apresentação do caso de sucesso da Comunidade Chã Jardim, que fica no município de Areia, na Paraíba.


Luciana Balbino vai relatar a história de jovens empreendedores que conseguiram dar oportunidade e trabalho para os moradores da localidade. Ela é uma das líderes da Associação de Moradores de Chã Jardim. A entidade gerencia uma fábrica de polpa de frutas, um restaurante e passeios turísticos na mata. Todo material consumido pelos empreendimentos é produzido em Chã de Jardim.


Em seguida, vem a palestra do médico veterinário Rodrigo Olegário Ferreira. Ele vai falar sobre o projeto Sabores de Maracaju, que deu certificação municipal a produtos artesanais e provenientes a agricultura familiar.


Depois de certificados, os produtos passaram a ganhar mercado, o que melhorou a vida dos sitiantes da região.

Também haverá a presença de Glaucinei Realto. Ele vai acompanhar a mostra de tecnologias sociais, entre elas as utilizadas para sistema de irrigação, construção de biodigestores e produção de inseticidas com produtos naturais.


No final do dia, haverá uma palestra de Luciano Monteiro, da Cooperativa Palmeira dos Índios, instalada em Alagoas. Ele vai falar sobre a importância de se diversificar os produtos cultivados para diluir custos e ainda dar dicas de como se aproveitar a oferta ambiental e a disponibilidade de mão de obra. Monteiro também inclui na apresentação exemplos de tecnologias simples que podem aumentar a produtividade.


Os interessados podem fazer a inscrição no local do evento e pelo telefone 0800-5700800.

 

Programação do Encontro de Agricultura Familiar


10h – Mostra de tecnologias sociais

12h – Almoço

13h30 – Abertura oficial

13h45 – Casos de Sucesso de Chã Jardim – Luciana Balbino

15h30 – Certificação de Alimentos em Maracaju – Rodrigo Olegário Ferreira

17h – Mostra de Tecnologias


18h30 – Palestra: “Como ganhar dinheiro com a agricultura familiar” – Luciano Monteiro.