ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PM retira 65 famílias de terrenos ocupados em Vespasiano e Esmeraldas

As duas reintegrações de posse são realizadas após mandado da Justiça; ocupantes estão inconformados com destruição de imóveis

Data: Terça-feira, 04/11/2014 00:00
Fonte: OTempo/ CAROLINA CAETANO e JHONNY CAZETTA

esmeraldas

 

Cerca de 65 famílias estão sendo retiradas de dois terrenos que ocuparam, nas cidades de Vespasiano e Esmeraldas, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (4). Policiais militares estão nos dois locais cumprindo mandados de reintegração de posse expedidos pela Justiça e destruindo os imóveis. Não há registro de confrontos.


Em Vespasiano, 60 policiais militares estão em um terreno na rua Pedra Azul, no bairro Santa Maria. Cerca de 40 famílias ocupam o espaço. Segundo o tenente-coronel Alfredo Veloso, sete imóveis que estavam em construção ou não tinham moradores e objetos pessoais já foram destruídos. "Ainda estamos tentando um acordo para que os moradores saiam. Eles estão sendo notificados e esperamos cumprir a reintegração de posse até o fim da tarde", disse o militar.


A dona de casa Andréa Silva, de 20 anos, estava inconformada com a situação. Ela se mudou para o local há oito meses, após não conseguir mais pagar o aluguel de uma casa. "Fiquei sabendo que o terreno estava abandonado e vim. Investi tudo que tinha aqui. Agora vou pra onde com a minha filha? Pra debaixo da ponte? Para o 'palácio' do governador?", desabafou a jovem.


A reportagem de O TEMPO tentou contato com a empresa proprietária pelo espaço, mas ninguém foi localizado para comentar o caso.


Sem agressões

Equipes da Tropa de Choque e da Cavalaria acompanham a desocupação. Com a chegada dos militares, os ânimos dos moradores ficaram exaltados, mas a situação foi controlada minutos depois.


Os ocupantes do terreno afirmaram que não houve nenhum tipo de agressão contra eles. Porém, as famílias reclamaram que não foram comunicadas da desocupação.


Esmeraldas

Militares da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Esmeraldas cumprem um mandado de reintegração de posse em um terreno conhecido como Fazenda Chigongo, na zona rural da cidade.


De acordo com o tenente Igor Saraiva, o local, no bairro Lagoa das Flores, foi ocupado por integrantes do Movimento  dos Trabalhadores Sem Terra (MST)  em abril de 2013. A área pertence à Fundação São José, que entrou na Justiça este ano para reaver o espaço.


"Cerca de 25 famílias foram notificadas por volta das 7h e tiveram 30 minutos para fazer a retirada dos objetos pessoais. A desocupação acontece pacificamente", disse o policial.


Alguns tratores são usados para derrubar os barracos. "As famílias estão deslocando para outro assentamento do grupo, em Betim, também na Grande BH. Caminhões são usados para levar os objetos dos moradores. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados durante a tarde", contou o tenente.


Segundo leitores de O TEMPO,  no começo da manhã, por causa da operação, a LMG-808 e a MG-050, duas das importantes vias que ligam Esmeraldas a Betim e Contagem, ficaram fechadas.


Já no fim da manhã, o tráfego fluía normalmente nas vias, de acordo com a Polícia Militar Rodoviária.