ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Em uma partida tumultuada Londrina Esporte Clube se despede da Série D

Data: Domingo, 02/11/2014 00:00
Fonte: ODiário/ Alexandre Sanches

O que era para ser uma festa, durante a partida do Londrina Esporte Clube (LEC) e Brasil de Pelotas, no Estádio do Café, em Londrina, válida pelo jogo de volta na semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro, terminou com violência e o Tubarão eliminado da competição após o empate em 2 a 2. A equipe alviceleste precisava vencer por dois gols de diferença para ir à final inédita, uma vez que perdeu o primeiro jogo em Pelotas (RS) por 3 a 1.

  

Mas o que chamou a atenção foi a arbitragem fraca, mais uma vez, prejudicando o LEC (na primeira partida o trio de arbitragem catarinense também se rendeu à pressão da equipe gaúcha, havendo muita inversão de faltas, como ocorreu novamente no Café), além da violência dos atletas e comissão técnica do Brasil de Pelotas dentro e fora do campo. Além disso, a tensão e o nervosismo por ter que ganhar também atrapalharam bastante a equipe do Londrina.



A briga generalizada foi registrada aos 27 minutos do segundo tempo, após o treinador da equipe gaúcha Rogério Zimermann ter sido espulso pela arbitragem, mas permanecer em campo. Após ser denunciado pela torcida ele entrou em campo e começou a discutir, levando atletas e demais profissionais das duas equipes começarem uma briga geral.



Durante o confronto houve agressão do goleiro Eduardo Martini, do Brasil de Pelotas, ao roupeiro do Londrina Chimbica, que estava caído em campo e recebeu um chute no rosto. Ele foi socorrido e encaminhado a um hospital da cidade com traumatismo craniano e ficará em observação por 12 horas. Porém, não corre risco de morte.



O massagisto do time gaúcho também entrou em campo com um espeto de churrasco em mãos e começou a agredir generalizadamente os atletas do Londrina. Tanto ele quanto o goleiro gaúcho foram presos pela Polícia Militar e encaminhados à delegacia. A partida ficou parada por 20 minutos.



A partida

O Tubarão, necessitado da vitória, começou melhor em campo, pressionando muito. Por este motivo, os atletas do Brasil de Pelotas utilizaram bastante da violência e a arbitragem nada fazia, deixando o jogo correr. Mas todas as faltas cometidas pela equipe alviceleste eram aplicadas pelo árbitro, utilizando pesos diferentes nas punições. A prova é que o primeiro tempo terminou com quatro atletas londrinenses com cartões amarelos, enquanto do outro lado nada havia sido assinalado. 



Numa bobeira, aos 37 minutos, na saída de David Ceará, Nena aproveitou e chutou forte abrindo o placar. Isso abalou bastante a moral alviceleste, que passou a ficar perdida em campo.



No intervalo, ao se dirigir para os vestiários, comissão técnica e jogadores das duas equipes se envolveram em uma confusão que teve que ser interrompida pela Polícia Militar.



No segundo tempo, o Londrina voltou a campo decidido a reverter o placar, nem que fosse buscar um empate em 3 a 1 e levar a decisão final para os pênaltis. Mas logo no início, Sílvio também numa saída de bola, errou o passe e Alex Amado a dominou e tocou para Nena que novamente ampliou o placar.



Madison foi expulso aos 18 minutos após agredir um jogador adversário e, na sequência, Diogo Roque descontou para o Tubarão. E aos 23 minutos, Sílvio empatou a partida. Dois minutos depois houve a interrupção pelo confronto em campo.



Após o retorno da partida, o LEC chegou a ter algumas chances de gols, mas o dia não era do alviceleste. Aos 38 minutos Vitor cometeu pênalti e, na cobrança de Nena, ele mesmo tratou de defender e garantir o empate.



Em meio à polêmica da partida, o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão terminou o jogo aos 42 minutos do segundo tempo.



Apesar da eliminação do Tubarão da Série D, o time cumpriu as duas metas propostas para esta temporada 2014: o título de campeão Paranaense e o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. E os 7.842 torcedores que foram ao Estádio do Café, ao final da partida, souberam reconhecer o bom futebol apresentado pela equipe durante o ano.