ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Usina Hidrelétrica Dardanelos não será punida por atraso na geração

Data: Quarta-feira, 09/02/2011 00:00
Fonte:

Redação e foto: TOPNEWS/Ascom EAPSA

Após reunião na Aneel com diretoria colegiada, empresa tem duas opções a decidir

A Usina Hidrelétrica de Dardanelos (261MW), no rio Aripuanã, tinha previsão de iniciar sua operação comercial em janeiro de 2011. A Energética Águas da Pedra (EAPSA), empresa que tem como acionistas as empresas Neoenergia (51%), Eletrobras Chesf ( 24,5%) e Eletrobras Eletronorte (24,5%) responsável pela construção e operação da usina, porém, não conseguirá cumprir o cronograma devido ao atraso nas obras da linha de transmissão que conecta produção da planta no sistema interligado nacional - SIN.
A empresa enviou pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para isenção das obrigações de cumprimento de contratos de comercialização da energia da hidrelétrica e de recomposição de lastro no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O pedido da empresa foi baseado no argumento de que a linha de transmissão - cuja obra ficou a cargo da Empresa Brasileira de Transmissão de Energia (EBTE) - deveria ter entrado em operação em 16 de junho de 2010, o que não se cumpriu.

A EAPSA informou à Aneel, desde agosto de 2010, que a usina já tem condições de iniciar a geração de energia, mas que o atraso na linha impede a operação comercial das turbinas. Diante disso aconteceu na ultima terça-feira (8/2), uma reunião entre a EAPSA e diretoria colegiada da Aneel, onde o processo foi analisado.

A Aneel reconheceu que o não cumprimento do cronograma pela Energética Águas da Pedra aconteceu por motivo de força maior. Com isso, o relator do processo referente à hidrelétrica, André de Nóbrega, deu à empresa duas opções: comprar energia no mercado livre para honrar os contratos fechados com as distribuidoras na ocasião do leilão da usina, recebendo a receita.