ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Oficial militar toma poder em Burkina Faso, derrubando general

Data: Sábado, 01/11/2014 00:00
Fonte: Reuters

Um integrante da guarda presidencial de Burkina Faso tomou o poder neste sábado, prometendo liderar o país da África Ocidental a eleições após a renúncia do presidente de longa data Blaise Compaore, em um aparente golpe contra o general Honore Traore.


Compaore deixou o cargo na sexta-feira após dois dias de protestos em massa contra suas tentativas de mudar a constituição para estender seu mandato de 27 anos. Pelo menos três pessoas foram mortas após manifestantes invadirem o parlamento e incendiaram-no.


Traore, leal a Compaore, havia rapidamente anunciado na sexta-feira que assumiria a Presidência de forma transitória, mas isso foi rejeitado pelos manifestantes e por alguns oficiais de baixo escalão.


Após relatos de tiros perto do palácio presidencial na manhã do sábado, o coronel tenente Issaac Zida, comandante operacional da guarda presidencial de elite, anunciou no rádio que assumiria o poder.


"Eu assumo a partir de hoje as responsabilidade de chefe dessa transição e chefe de Estado", disse Zida, vestindo uniforme militar, no estúdio do canal de televisão BF1.


(Reportagem de Mathieu Bonkougou)