ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores rurais participam de palestra sobre Sicar em Aripuanã

Data: Terça-feira, 28/10/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES


A reunião em Aripuanã abriu a 2ª semana do ciclo de palestras de orientação sobre o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Sindicatos Rurais.

 

Durante o encontro realizado no Balneário Oásis, segunda-feira à noite, dia 27 de outubro, os produtores aproveitaram para tirar dúvidas sobre o novo Código Florestal e também sobre o novo Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

Os trabalhos foram apresentados pela analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi. "O Sistema Sicar está dividido em duas partes, a regularização da propriedade do imóvel rural através da inscrição no CAR e a regularização do imóvel no PRA que é para os produtores que têm o passivo ambiental, falta de área de reserva legal e falta de área de preservação permanente, que são as áreas em torno dos rios”, explicou a analista.


 

“Então o Sicar é um sistema nacional que funciona como um documento ambiental de regularidade do imóvel. No estado de Mato Grosso já existia um cadastro ambiental rural e esse cadastro foi todo migrado para essa nova base, então a partir de agora o documento ambiental dos produtores de Mato Grosso é esse recibo do CAR que será emitido dentro do Sistema Sicar”, acrescentou.

 

Lucélia disse que os cadastros migrados terão o aproveitamento de taxas do antigo cadastro, pois o governo federal determina que o CAR seja gratuito. Sobre a consulta, ela explicou que qualquer pessoa pode realizar. “A consulta será feita pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Basta acessar o site da Sema ou do governo federal que da acesso ao CAR e fazer a consulta”.

 

Durante a palestra foi lembrado ainda que o prazo para inscrição no CAR se encerra no dia 05 de maio de 2015. “Independente do tamanho do imóvel rural será preciso fazer o CAR. Agora os assentamentos devem procurar a Intermat ou o INCRA, que são os responsáveis pelo cadastro”, reforçou a analista de Meio Ambiente da Famato.

 

Antes de Aripuanã, o Ciclo de palestras esteve em Juruena, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Apiacás e Nova Monte Verde. Durante esta semana a programação prossegue para os municípios de Castanheira, Juína, Brasnorte e Juara.