ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dia de campo apresenta tecnologias de integração lavoura-pecuária em Mato Grosso

Data: Sexta-feira, 24/10/2014 00:00
Fonte: Ascom Embrapa

 

No próximo sábado, dia 25, a partir das 7h30, a fazenda Platina, em Santa Carmem (MT), sedia seu 2º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária (iLP). O evento é promovido pela parceria entre Embrapa e Sistema Famato, em conjunto com a JK Consultoria, e discutirá tecnologias para sistemas produtivos.


A integração lavoura-pecuária, ou sistema silvipastoril, é a principal forma de integração de sistemas utilizada pelos produtores de Mato Grosso. Atualmente é utilizada em cerca de 450 mil hectares, de acordo com levantamento feito doutoranda da Universidade de Hohenheim Juliana Gil, em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Neste sistema, lavoura e pecuária são integrados em uma mesma área seja de maneira consorciada, em sucessão ou rotação, de forma que a agricultura gere benefícios para a pastagem e a pastagem beneficie e cultura anual.


Neste dia de campo agricultores, pecuaristas, consultores técnicos, estudantes e profissionais com interesse no setor agropecuário poderão acompanhar o desempenho de uma área manejada com a integração e terão mais informações sobre como utilizar esta estratégia.


Inscrições

As inscrições para o 2º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária da Fazenda Platina são gratuitas e poderão ser feitas no início do evento.


Programação

O dia de campo terá início com uma palestra do Imea sobre as perspectivas do mercado de boi e de soja para a safra 2014/2015 e outra sobre a gestão da propriedade rural, ministrada pelo professor da Unemat-Sinop Wander Prado.


Na sequência os participantes serão divididos em grupos e percorrerão um circuito com três estações de campo. Na primeira delas os agrônomos Jorge Kamitami e Juliano Antoniolli mostrarão a evolução da integração lavoura-pecuária na fazenda Platina. Em outra estação a pecuária terá destaque. A pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril Roberta Carnevalli abordará a implantação e o manejo de pastagens na safrinha e o proprietário da fazenda Platina, ValdemarAntoniolli, falará sobre os benefícios da iLP em sua área.


A terceira estação trará informações sobre um novo componente para o sistema de integração: a árvore. Neste sentido, o pesquisador da Embrapa Florestas Evaldo Braz abordará o potencial das florestas plantadas na região e o engenheiro florestal do Sinudsmad Renato Basso apresentará um estudo de caso do projeto Jamanchim.


Ao fim do circuito pelas estações de campo haverá um almoço de confraternização.


Parceria

Este dia de campo é mais um dos eventos realizados pela parceria firmada desde 2013 entre a Embrapa Agrossilvipastoril e o Sistema Famato. O trabalho conjunto visa fomentar a transferência de tecnologia e informações sobre sistemas integrados de produção em Mato Grosso.


Ainda neste ano as duas instituições promoverão um dia de campo em Guarantã do Norte, no dia 8 de novembro, e outro em Cáceres, previsto para 5 de dezembro.


Serviço:
2º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária da Fazenda Platina
25 de outubro – 7h30
Fazenda Platina – Estrada Platina Km 4 – Santa Carmem (MT)
Inscrições gratuitas e feitas na hora e local do evento