ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Grupo fisga 'tubarão de água doce' com 150 kg em rio de Mato Grosso

Grupo de pesca esportiva fisgou piraíba com 2,1m de comprimento. Semelhante a um tubarão, espécie é das bacias amazônica e do Araguaia.

Data: Quarta-feira, 22/10/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT
 

Um grupo de pescadores conseguiu fisgar no Rio Araguaia, em Mato Grosso, um peixe da espécie piraíba de aproximadamente 150 quilos e com 2,1 metros de comprimento. De couro acinzentado, boca e barbatanas que lembram as de um tubarão, o peixe resistiu por mais de uma hora até ser capturado pelo grupo, que o fotografou e liberou em seguida.


As fotos do peixe foram enviadas pelo aplicativo VC no G1. O registro foi no dia 12 de setembro, perto da cidade de Luciara (a 1.180 km de Cuiabá).


O químico Saulo Rodrigo Camilo, de 32 anos, e o farmacêutico Wender Félix Lopes, de 31, organizaram um grupo de oito pescadores e quatro guias para uma expedição ao Rio Araguaia na parte próxima à Ilha do Bananal, na divisa entre Mato Grosso e Tocantins. Eles partiram do porto de São Miguel do Araguaia (GO) e viajaram 480 km de barco durante nove horas até chegar às imediações de Luciara.


Grupo viajou 480 km de barco e fisgou piraíba de 150 kg. (Foto: Saulo Rodrigo Camilo / VC no G1)
Grupo viajou 480 km de barco e fisgou piraíba de
150 kg. (Foto: Saulo Rodrigo Camilo / VC no G1)

Esta foi a segunda vez que o grupo esteve na região, ainda pouco explorada - segundo Saulo, a natureza local ainda é praticamente “virgem”, com potencial para pesca esportiva superior ao de pontos já conhecidos no país.


O grupo passou cinco dias na região e chegou a fisgar outras 11 piraíbas, conta Saulo. Entretanto, nenhuma era de tamanho semelhante a esta, fotografada mais de uma hora depois do início da “batalha” entre pescador e peixe. Logo após as fotografias, o peixe foi devolvido ao Rio Araguaia.


De acordo com Saulo, uma pesagem exata do peixe só seria possível caso ele fosse abatido, o que não é objetivo da pesca esportiva. Por isso, os pescadores apenas medem a circunferência e o comprimento do animal para calcular o peso – que, neste caso, deve ser de aproximadamente 150 quilos.


Fisgado no Rio Araguaia, peixe da espécie Piraíba tem 2,1 metros de comprimento e peso estimado em 150 quilos. (Foto: Saulo Rodrigo Camilo / VC no G1)Fisgado por grupo de pescadores no Rio Araguaia, peixe da espécie Piraíba tem 2,1 metros de comprimento e peso estimado em 150 quilos. (Foto: Saulo Rodrigo Camilo / VC no G1)


A espécie piraíba é uma das maiores de água doce presentes no Brasil e costuma ser encontrada nas bacias Amazônica e do Araguaia-Tocantins. O peixe é carnívoro e habita partes mais profundas dos rios. Quando tem peso estimado em cerca de 80 quilos, costuma ser chamado pelos pescadores de “filhote”. Alguns afirmam já ter fisgado espécimes com 2,2 metros e 2,3 metros de comprimento, conta Saulo.