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NOTÍCIA

GOL e TAM perdem espaço no setor aéreo doméstico para Avianca e Azul

Empresas de menor porte procuram consolidação e aumentam capacidade no mês de setembro, ante ao mesmo mês do ano passado. A expectativa é que o mercado tenha crescimento de 3%

Data: Quarta-feira, 22/10/2014 00:00
Fonte: DCI/ Vivian Ito

 

GOL e TAM perdem espaço no setor aéreo doméstico para Avianca e Azul
GOL e TAM perdem espaço no setor aéreo doméstico para Avianca e Azul

São Paulo - Com a retração econômica e o aumento do preço do combustível, a TAM e a GOL reduziram o número de assentos e desaceleram o crescimento, abrindo espaço para as companhias Avianca e Azul.


"Com os fatores macroeconômicos adversos, as empresas de maior porte adotaram uma estratégia mais conservadora", explica o professor do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, Volney Gouveia. Para ele, contudo, o posicionamento das grandes empresas, somado ao crescimento da demanda de passageiros, resultou em uma oportunidade para as empresas mais novas crescerem no setor.


Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), no mês de setembro de 2014, a Avianca e a Azul tiveram aumento na participação do mercado (market share) doméstico, ante ao mesmo período do ano passado. Estas companhias atingiram 9,09% e 17,26%, respectivamente. A Avianca teve alta de 1,66 pontos percentuais (p.p) e a Azul de 4,06 p.p, ante o mesmo período em 2013.


"Ficamos satisfeitos com o resultado, mas ganhar a participação do mercado nunca foi o nosso foco", afirma o diretor de comunicação, cultura e marca da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco Beting. Conforme ele, o resultado foi consequência da estratégia de estender a malha e atrair novos usuários.


Desaceleração

Apesar de líder, a GOL teve queda na participação de mercado em setembro deste ano. A companhia passou de 35,64% em setembro de 2013, para 35,26% no mês passado. A TAM também apresentou retração de 2 p.p na demanda dos passageiros obtidos. O valor atingido este ano foi de 38,39%. Em 2013 foi 40,10% da demanda do mercado aéreo.


"Apenas essas duas companhias compõem uma parte expressiva do mercado", diz o professor Gouveia. O ideal seria que cada uma tivesse, em média, 25% do da demanda.


Tanto a Azul como Avianca tiveram estratégia de expansão definida na opinião do especialista, o que impulsionou ambas na hora certa. A demanda total das associadas da Abear teve crescimento de 3% no mês de setembro e de 1,3% na oferta de assentos, ante o ano passado. "O setor não teve o crescimento que esperava, mas em vista da economia do mundo, foi muito positivo".


A proposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em aumentar a competitividade nos aeroportos centrais seria outro fator que poderá favorecer as companhias de menor porte. No começo deste mês, a Agência divulgou uma nova redistribuição de slots no Aeroporto de Congonhas, que deve iniciar entre os dias 27 de outubro e 29 de março de 2015. A Azul ficou com 26 slots, que representa 5% do total ofertado pelo aeroporto. A Avianca aumentou de 24 para 40 o número de slots - 7% do total. "Parece pouco, mas a longo prazo estas medidas podem representar um mercado com menos concentração", reforça o professor do curso de Aviação Civil Volney Gouveia.


Estratégia

Para o consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Maurício Emboaba, a perda de participação de mercado é referente apenas a estratégia de redução da oferta. "As empresas estão aproveitando para aumentar o resultado econômico", analisa.


Com o aumento da demanda, as empresas decidiram manter a oferta para aumentar o número de passageiros nas aeronaves, acredita. "A oferta tem se mantido estável e a demanda crescente, mas isso é apenas uma estratégia de negócio". Ainda de acordo com a Abear, a taxa de ocupação das companhias Avianca, Azul, GOL e TAM foi de 79,31% no acumulado de agosto de 2013 a setembro deste ano na movimentação nacional.


As empresas com maiores participações no acumulado dos últimos 12 meses foram TAM, com 38,57% e GOL, com 36,34%. Na sequência estão a Azul, com 16,86% e a Avianca, com 8,22%, nesse período.


Já no acumulado do trimestre de julho a setembro deste ano, a taxa de ocupação das quatro companhias associadas foi de 79,92%.


Mercado internacional

A demanda por voos internacionais das associadas da Abear continua aquecida e no mês de setembro teve alta de 8,7%, ante ao mesmo período de 2013. A oferta de assentos também teve crescimento, mas de 1,8%. A taxa de aproveitamento das aeronaves neste segmento foi de 86,7%, na mesma base de comparação.