ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

ANA dá autorização para Sabesp utilizar 2ª cota do volume morto

Agência voltou a alertar que empresa já fez captação ilegal em Atibainha. Liminar judicial que impedia captação foi derrubada pelo governo estadual.

Data: Sexta-feira, 17/10/2014 00:00
Fonte: Isabela Leite Do G1 São Paulo

 

A Agência Nacional de Águas (ANA) deu autorização formal para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) captar a água da segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira.


A captação estava vetada pela Justiça Federal, mas o governo de São Paulo conseguiu derrubar a liminar na quinta-feira (16).


Entretanto, a agência federal voltou a alertar que empresa já fez captação ilegal em Atibainha. O governo de São Paulo nega que tenha avançado sobre a segunda cota do volume morto sem autorização e diz que ele só será usado caso necessário.


 
FALTA D'ÁGUA EM SP
Seca afeta abastecimento

Para liberar o uso, a ANA avaliou documento enviado pela Sabesp que detalha a forma de uso do volume morto e faz projeções sobre a situação do Sistema Cantareira até o próximo ano.


A ANA diz que, segundo os dados da própria Sabesp, há possibilidade que a primeira cota do volume morto acabe antes de 15 de novembro, caso não chova.


Alckmin negou captação ilegal
Na quinta-feira, Geraldo Alckmin afirmou durante entrevista no Palácio dos Bandeirantes, na capital, que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) não realizou captação ilegal da segunda cota do volume morto, como atestou relatório divulgado pela ANA.


"É óbvio que não estamos utilizando [a 2ª cota]", afirmou o governador. “Se nós temos ainda 40 bilhões de litros de água da primeira reserva técnica, porque você vai entrar na segunda? Não tem sentido, é um tecnicismo”, disse Alckmin.


Declaração sobre fim da água
Também na quinta-feira, Alckmin disse ainda que a afirmação da presidente da Sabesp, Dilma Pena, sobre o fim da água em meados de novembro caso não chova, foi deturpada. Na quarta-feira (15), a presidente da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, disse  que, se a chuva continuar escassa, a primeira cota do volume morto acabada em “meados de novembro”. “Nós temos uma disponibilidade suficiente para atender a população nesse regime de chuvas até meados de novembro", disse a presidente da Sabesp aos vereadores.


Após ter criticado a repercussão das declarações de Dilma Pena, Alckmin foi questionado sobre qual seria o prazo para o fim da água. “Não tem data, não tem data", disse. "Não vai acabar a água. Vai acabar uma reserva técnica. E se acabar há uma segunda reserva técnica muito maior", disse o governador.


Lembrado sobre a ausência de chuvas até agora, Alckmin mostrou que conta com a ajuda do tempo para afirmar que não há prazo previsto para o fim da primeira cota. “E não vai chover mais?”, questionou o governador.


Ampliação do bônus
Para ajudar a solucionar a crise do desabastecimento de água, Alckmin informou que propôs à Sabesp um bônus gradual. Com isso, o usuário não precisaria atingir os 20% de redução para obter o desconto, que seria feito de acordo com o que ele economizou. A medida valerá para toda a região metropolitana e Campinas.


“Às vezes a pessoa reduziu o consumo 15%, 18%,19%, mas não ganhou o bônus, não conseguiu chegar nos 20%, então acaba desanimando. Então, nós propusemos a Sabesp para que dê também bônus menores. Quem economizou 5%, terá 5% de redução da conta de água, além do que já economizou”, disse Alckmin.