ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Grupo de Taques: "Vamos eleger a Mesa Diretora de cabo a rabo"

Núcleo duro de governador eleito diz que possibilidade de composição é "zero"; "vamos pro pau"

Data: Quinta-feira, 16/10/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS/ RAMON MONTEAGUDO

 
O grupo político do governador eleito Pedro Taques (PDT) vai montar uma "chapa pura" para disputar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em fevereiro de 2015.


Apesar de ter eleito 11 deputados estaduais, contra 13 da atual situação (veja relação abaixo), o grupo acredita que não terá dificuldade em atrair apoio ao projeto.


"Vamos eleger a nova Mesa Diretora. De cabo a rabo. A possibilidade de formação de uma chapa mista é zero. Isso está fora de cogitação; não dá" Segundo apurou a reportagem, o núcleo duro de Taques não admite, sequer, a possibilidade de uma composição para a formação de uma chapa única, com parlamentares da situação e oposição.


Atualmente, o deputado reeleito Mauro Savi (PR) já articula nos bastidores a sua candidatura à Presidência.


"Vamos eleger a nova Mesa Diretora. De cabo a rabo. A possibilidade de formação de uma chapa mista é zero. Isso está fora de cogitação; não dá... Não queremos nem conversar, nem avaliar essa hipótese. Queremos mudança e, quem não quiser nos acompanhar, que vá fazer oposição", disse uma fonte do grupo de Taques, ao MidiaNews.


Ela não não citou quem teria perfil para assumir a candidatura de presidente, ou primeiro-secretário da Mesa, os dois cargos mais importantes.


"Não falamos em nomes ainda. Mas tem que ser alguém que coloque no papel, e assine, uma proposta de reforma do Poder, de corte de gastos, reformas e prática para uma nova gestão", disse.


"Temos que ir pro pau"


Segundo a fonte, a maioria dos deputados eleitos, incluindo os que atualmente dão sustentação ao governador Silval Barbosa (PMDB), estaria interessada em se "engajar" no projeto de Taques para Mato Grosso.


"A maioria dos eleitos está entendendo esse novo momento, esse sentimento de mudança... A sociedade já mostrou que quer isso. E os deputados vão querer participar desse novo ciclo, com responsabilidade e ética. Creio que a maioria vai querer ser parceiro do novo governo", disse.


A fonte também disse que, pelo menos seis deputados "opositores" do futuro governo Taques já sinalizaram que podem aderir à chapa pura.


"A gente sabe que é um jogo pesado. Pode parecer temeroso disputarmos e perder... Mas vamos ver quem é mais forte. Temos que ir pro pau, correr o risco. Mas vamos ganhar essa disputa"


"Muitos dos que apoiam o atual governo não concordam com isso que está aí, tanto no governo quanto na Assembleia. A coisa chegou ao caos... Mesmo quem teve participação nisso, não quer mais. Quer práticas novas, uma nova roupagem. Prova disso é que seis eleitos já sinalizaram que querem somar conosco", disse.


Segundo a fonte, o grupo está ciente dos riscos de uma articulação pela Mesa.


"A gente sabe que é um jogo pesado. Pode parecer temeroso disputarmos e perder... Mas vamos ver quem é mais forte. Temos que ir pro pau, correr o risco. Mas vamos ganhar essa disputa", disse.


"Pacto de sangue"

Segundo a fonte, na próxima semana os 11 deputados que irão compor a base de sustentação de Taques vão assinar um "documento público", se comprometendo a manter a unidade na disputa pela Mesa.


"É um pacto de sangue, onde iremos mostrar coesão e unidade de propósitos. Isso vai dar firmeza até para os deputados quem quiserem vir para cá, somar conosco", disse.


"Quem trair esse pacto, vai para a frigideira. Temos que manter nossa linha", reforçou.


Veja como será a composição da Assembleia em 2015:

Base de Taques:

Bancada do PSDB

Guilherme Maluf
Wilson Santos
Saturnino Masson


Bancada do PSB

Eduardo Botelho
Max Russi
Oscar Bezerra


Bancada do PV

Wancley
Coronel Taborelli


Bancada do PDT

Zeca Viana
Dr. Leonardo


Bancada do DEM

Dilmar Dal’Bosco


Oposição a Taques:

Bancada do PR

Mauro Savi
Sebastião Rezende
Nininho
Emanuel Pinheiro
Wagner Ramos


Bancada do PSD

Janaína Riva
Walter Rabello
Zé Domingos
Pedro Satélite


Bancada do PMDB

Baiano Filho
Romoaldo Júnior
Silvano Amaral


Bancada do SD

Zé do Pátio